História, memória e patrimônio cultural são trabalhados em percurso ciclístico em escola da REE de MS

Mato Grosso do Sul

24.05.2024

Escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, promoveu no último domingo (19 de maio),  percurso ciclístico até o parque Antenor Martins, conhecido como “Parque do Lago”, com a participação dos estudantes, professores, administrativos, além da equipe do Quantum LAB, grupos de ciclismo e acadêmicos da ufgd (Universidade Federal da Grande Dourados) e da uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).

Projeto Tekoha

O percurso ciclístico faz parte das atividades do projeto “Tekoha e as Ciências Básicas para pensar Sociedades Sustentáveis no Estado de Mato Grosso do Sul” (CNPq/MCTI) e do “Patrimônio cultural através de um website (2): cidade, cultura e história” (FUNDECT/PICTEC-MS III).

Ambos são projetos vinculados ao Quantum LAB – Laboratório de Educação, Popularização e Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação “Vitor Samuel Salomone Bittencourt” –, consolidado em 2018 pela parceria entre a Escola Estadual Floriano Viegas Machado e o curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Atualmente, em processo de construção de convênio entre a UEMS, UFGD e a SED (Secretaria de Estado de Educação).

O percurso teve por objetivo refletir sobre a história, memória e patrimônio cultural instituído em Dourados, em especial, por intermédios de monumentos ao longo de uma das principais avenidas da cidade de Dourados, a Marcelino Pires, estendendo-se até o Parque Antenor Martins.

Patrimônios culturais

Os patrimônios culturais reconhecidos pelo poder público municipal abordados no percurso foram: Monumento ao Colono, Brasil 500, Monumento à Antônio João, à Bíblia, as Figueiras e ao Ervateiro. No Parque Antenor Martins, especialmente, observamos o fato de o Parque não ser considerado um patrimônio cultural do município e, apontamos para os bustos do Marçal de Souza e Dezidério de Oliveira.

Ao longo do percurso, foi estimulado o debate sobre as cidades inteligentes, o uso de códigos QR com acesso a website (douradosempatrimonio.com.br) para saber mais sobre parte dos patrimônios culturais presentes no percurso e existentes na cidade.

Além disso, foi verificado ao longo do percurso, no tocante a mobilidade urbana, determinados acessos a ciclovias e ciclo faixas, mas também a ausência delas em praticamente todo o trecho percorrido, a inexistência de bicicletários, etc. Foram analisados como tais aspectos, o uso da bicicleta, inseguro por parte de seu usuário, contribuindo para o desrespeito a mobilidade e às leis de trânsito.

Foi ressalta, por fim, a sustentabilidade e as possibilidades de melhoria nas vias e ciclovias, bem como a utilização das vias em harmonia com os demais modais de transporte com segurança e atendendo a direitos de todos os cidadãos.

Cabe mencionar ainda que, o percurso ciclístico esteve relacionado a realização de uma oficina, ocorrida no dia 17 e 18 de maio, no Quantum LAB, ministrada pela professora doutora Cecília do Nascimento, com o arduíno lillyad, utilizado para discutir conceitos de tecnologias vestíveis ou Wearables, cidades inteligentes e mobilidade urbana. Dito em outras palavras, peças de roupa serão customizadas com circuito eletrônico de indicadores de direção e segurança no trânsito para ciclistas.

Interdisciplinalidade

O percurso ciclístico também reúne diversos conceitos já trabalhados em sala de aula, em especial com os estudantes dos 9º anos do ensino fundamental e do 1º e 2º anos do ensino médio (mobilizados, em especial, nas disciplinas de História, Geografia, Arte e Física) e com acadêmicos do curso de História e bolsistas PET-História UFGD, além das bolsistas do ensino médio do PICTEC/FUNDECT.

Estes conceitos experienciados, foram: patrimônio cultural, mobilidade urbana, cidades inteligentes, sociedades sustentáveis e futuros possíveis. E mais, o percurso ciclístico integrou outras atividades dos projetos acima citados, a exemplo: modelagem e impressão 3D do Monumento ao Colono e diálogos patrimoniais e mobilidade urbana.

“Ainda vinculadas a essas atividades, teremos a realização do lançamento de ilustrações de um livro infantil e uma Mostra, ambos a serem realizados na unidade escolar, em junho. Em tempo, mas não menos importante, os estudantes foram acompanhados pela Agetran e Guarda Municipal”, finaliza diretor Julio Cezar dos Santos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar