Herança da literatura brasileira é estimulada no Dia do Livro na Escola Estadual Arcênio Rojas

Mato Grosso do Sul

08.05.2023

A Escola Estadual Arcênio Rojas, localizada em Caarapó, que oferta ensino em tempo integral, por meio do programa "Escola da Autoria", realizou, no último dia 04 de maio, culminância do projeto transdisciplinar intitulado “Dia do Livro”.

O projeto foi desenvolvido ao longo do mês de abril nas turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, nos componentes curriculares da área de Linguagem, incluindo Arte, Língua Portuguesa, Educação Física, Língua Inglesa e Recomposição da Aprendizagem da Língua Portuguesa.

O projeto teve como um dos principais objetivos estimular o hábito da leitura e a herança da literatura brasileira, especialmente as obras de Monteiro Lobato, além de promover a criatividade e a expressão artística por meio da confecção de cartazes, murais, dioramas ou lapbooks com elementos e informações das obras do autor.

Durante todo o mês de abril, foram trabalhadas diversas atividades diferenciadas, a maioria delas envolvendo as obras de Monteiro Lobato. A culminância do projeto foi marcada por uma série de apresentações artísticas, incluindo coral, danças, teatro de varetas, contação de histórias e declamação de poesias, bem como exposições de vários trabalhos produzidos pelos alunos.

Durante o intervalo, foi oferecida uma refeição especial, na qual os alunos tiveram a oportunidade de degustar receitas tradicionais da Tia Nastácia, como bolo de fubá, bolo de chocolate e bolinho de chuva, que foram trabalhadas em sala de aula na elaboração de um caderno de receitas como parte do componente curricular de Arte e RA/LP.

“O evento foi um sucesso e proporcionou momentos de aprendizado e diversão para todos os participantes. A equipe de Coordenação e Gestão parabeniza os professores e estudantes envolvidos pelo excelente trabalho desenvolvido na Escola Estadual Arcênio Rojas”, finaliza gestor Solon Rodrigues Lima.

Adersino Junior, SED

Foto: Arquivo escolar.