Projeto “Horta Escolar” é destaque na Escola Estadual Lagoa Bonita há 10 anos

Mato Grosso do Sul

17.11.2022

Estudantes da Escola Estadual Lagoa Bonita, localizada no distrito de Lagoa Bonita, no município de Deodápolis, realizaram, no dia 05 de outubro, mais uma etapa do Projeto “Horta Escolar", do eixo estruturante, Terra-Vida-Trabalho, com a implementação do Sistema de Irrigação por Aspersão.

O Projeto Horta tem sua existência na unidade escolar (escola do campo) desde 2012, “muitos avanços e conquistas aconteceram ao longo desses anos. Para nós é motivo de muita alegria, saber que os resultados de um trabalho em equipe, (escola e comunidade) está dando certo. O aprimoramento, através do Sistema de Irrigação será de grande relevância para o melhor desenvolvimento de nossa Horta”, destacou professor Cleidivaldo Siqueira.

Eficácia

De acordo com o coordenador de tecnologia inovadora Ermisom Borges o sistema de automação para o manejo de hortaliças irá possibilitar uma melhor eficácia no cultivo, “além de ampliar nossa produtividade”, destacou.

Importante destacar que o sistema de irrigação, além de sua eficiência na produtividade, apresenta grande contribuição na sustentabilidade ambiental, “ou seja, há um melhor aproveitamento da água”, relata professor Cláudio Nascimento, colaborador e mentor do sistema de irrigação.

O Projeto “Horta Escolar “  conta com a colaboração de diversos parceiros da comunidade de Deodápolis, “em especial ao SICREDI, na pessoa do Luciano Pitteri, que juntamente com sua equipe, avaliou e aprovou nosso projeto, estabelecendo assim, uma parceria fundamental para a aquisição de materiais”, lembra Claudio Nascimento

“Enfim, agradecemos a todos que fazem parte da Escola Estadual Lagoa Bonita, que, direta ou indiretamente, contribuem para obtenção dos melhores resultados, em especial a nossa gestora em exercício, Marta Cristina, que não mediu esforços para que os resultados pudessem acontecer”, finaliza.

Adersino Junior, SED/MS