Tocantins
20.08.2024A etapa Regional dos Jogos Estudantis do Tocantins (JETs), promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Superintendência Regional de Educação (SRE), de Guaraí e Dianópolis, tiveram início nessa segunda-feira, 19.
Em Guaraí, a cerimônia de abertura ocorreu na Quadra Esportiva do Jardim Canaã e contou com a presença de estudantes-atletas, comissão técnica, professores, gestores e autoridades locais. Já em Dianópolis, a cerimônia de abertura foi realizada nesta terça-feira, 20, no Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho.
A etapa Regional do JETs nas duas cidades, terá a participação de cerca de 800 estudantes-atletas, que disputam nas categorias masculina e feminina de 12 a 14 anos e 15 a 17, nas modalidades futsal, voleibol, handebol, basquetebol, atletismo, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez. As competições encerram nesta sexta-feira, 23.
Estreia
Da Escola Estadual Bernardo Sayão, de Pequizeiro, a estudante-atleta Stefane dos Santos Souza, 13 anos, vai competir na categoria Atletismo, na prova de 100 metros. Esta é a primeira vez que participa e a expectativa é de fazer uma boa apresentação. "Estou feliz em participar pela primeira vez dos jogos, vou dar o meu melhor para ganhar uma medalha para levar para minha família e minha escola"
Inclusão e transformação
Na cerimônia de abertura, em Guaraí, a superintendente Priscilla Arataque ressaltou a importância dos Jogos Estudantis na formação dos estudantes. “Mais que um instrumento de promoção de saúde física e mental, o esporte pode ser usado como ferramenta de transformação e inclusão social. Embora os benefícios para o corpo e a mente sejam inegáveis, a prática esportiva vai além disso, promove interação social e possibilita formação da cidadania”.
O assessor de Desporto Escolar da SER Guaraí, Wanderlan Dora da Silva, também ressaltou a importância dos jogos para as crianças e adolescentes. “As competições formam cidadãos, com disciplina e foco, além de descobrir novos talentos a fazer com que o aluno-atleta goste da prática contínua do esporte nas diversas modalidades e ainda trabalhamos com os estudantes o fair play que é o jogo limpo”.
JETs em Dianópolis
A cerimônia de abertura do JETs também marcou a reativação do Ginásio Poliesportivo Sólon Póvoa Filho, que foi reinaugurado pelo governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa.
O chefe do Executivo estadual reforçou que o esporte, aliado à educação, também é transformador. “Estou muito feliz com a conclusão dessa obra. Eu acredito muito no que o esporte, aliado à educação, também transforma a vida dos nossos estudantes”, pontuou.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou que a competição, anos após ano, está cada vez maior. “Estamos percebendo uma maior participação dos estudantes nos JETs e isso reflete muito os investimentos que o Governo do Tocantins tem feito para melhorar a nossa educação. Temos que lembrar que a educação é feita de sala de aula e de muitas outras atividades que agregam ao ensino de uma forma integral”, completou.
O ginásio, que não passava por reformas há 12 anos, recebeu investimento de cerca de R$ 1.758.566,81, que resultou em melhorias na acessibilidade, reforma da cobertura, paisagismo, renovação dos vestiários e banheiros, nivelamento do piso da quadra, adaptações nas arquibancadas, substituição da iluminação, drenagem externa, pintura, entre outras adequações.
Etapa Estadual
Os estudantes-atletas que se classificarem na etapa Regional seguem para a etapa Estadual dos JETs, que está prevista para ocorrer em Palmas, entre os dias 26 e 30 de agosto, para a categoria 12 a 14 anos, e entre os dias 9 e 14 de setembro, de 15 a 17 anos, quando também serão realizados os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets).
JETs e Parajets
Em sua 33ª edição, os JETs e Parajets, são considerados os maiores eventos estudantis do Estado. A competição é promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o apoio das prefeituras municipais e de entidades educacionais, esportivas, culturais e filantrópicas do Tocantins.
O intuito do evento é promover a competição esportiva, transformar o esporte em instrumento de inclusão social, além de promover um intercâmbio sociocultural entre os estudantes-atletas do Tocantins.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Seduc/Governo do Tocantins