Mato Grosso
19.04.2022Estudantes do período noturno da Escola Estadual Heliodoro Capistrano da Silva, no Parque Cuiabá, na Capital, foram brindados com a apresentação do grupo de siriri Flor de Atalaia que mostrou alguns de seus melhores momentos em homenagem aos 303 anos de Cuiabá.
Alguns integrantes do grupo são alunos da unidade escolar. O show de cores e figurinos com motivos florais deixaram os alunos e profissionais da educação ficaram encantados com o espetáculo, pois muitos conheciam tantos detalhes sobre essa manifestação cultural.
Segundo o coordenador pedagógico Handerson Rodrigo Alves a apresentação foi uma parceria que envolveu os produtores culturais do Flor do Atalaia, profissionais da educação da escola com o grupo de siriri, em especial a professora Cláudia Cardelichio de Souza que agilizou o espaço da dança.
“Shows como esse vão ficar na história, pois trata-se da valorização
cultura cuiabana no espaço escolar, e também uma forma de garantir aos estudantes o acesso à cultura e potencializa o processo de ensino e aprendizagem”, destaca.
O Flor de Atalaia foi fundado em 2013 na região do Coxipó, onde atua com a promoção da cultura popular cuiabana através da dança do Siriri no quintal do grupo no Parque Atalaia. Os integrantes são jovens moradores da região do Coxipó, principalmente do bairro parque Atalaia.
Há cinco anos, o Quintal de ensaio do grupo de siriri foi reconhecido pelo Ministério da Cultura como um Ponto de Cultura. Desde então o grupo realiza oficinas de dança com frequência.
Texto de Adilson Rosa