Parcerias
25.09.2015O Centro de Liderança Pública, apoiado pelo Instituto
Península, a FundaçãoRoberto Marinho e aFundaçãoLemann, convidam
para o lançamento online do
IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira, que acontecerá no dia
07/10, das 8:30 às 12:30.
Assinado pelos mesmos autores do Ideb- Reynaldo Fernandes, ex-presidente do INEP, e Fabiana de Felicio, ex-Diretora de Estudos Educacionais do INEP - o IOEB aperfeiçoa o sistema de controle social da educação.
O índice identifica quanto cada cidade ou estado contribui para osucesso educacional dos indivíduos que lá vivem. O IOEB oferece os dados sobre a qualidade do ecossistema da educação para crianças e jovens de uma determinada localidade. A pergunta a que o IOEB se propõe a responder é: qual município e estado oferecem as melhores oportunidades de educação para crianças e adolescentes?
O evento de lançamento do IOEB acontecerá no dia 07/10, e será transmitido ao vivo das 9h às 12h, e a inscrição pode ser feita pelo link. O evento apresentará o IOEB, que classifica os municípios e estados com notas de 0 a 10, e o ranking de todos os municípios e estados brasileiros. O evento contará com aparticipação de importantes nomes da educação brasileira.
O IOEB inclui as crianças e adolescentes em idade escolar que deveriam estar na escola e não estão - responsabilizando, de forma inédita, municípios e estados por todas as crianças e adolescentes que vivem naquela localidade e não estão na escola.
A menor unidade de análise do IOEB é omunicípio(o índice por UF é uma agregação do IOEB municipal). Isso quer dizer que ele calcula, de forma conjunta, como está o comportamento de todas as redes de educação do município (estadual, municipal e privada). Por isso, o IOEB é também uma ferramenta para incentivar e cobrar que os gestores da educação trabalhem em conjunto pela melhoria da qualidade da educação dos municípios e estados, uma vez quea atuação em regime colaborativo é pouco utilizada pelos gestores da educação no Brasil.