Pernambuco
28.06.2024Uma iniciativa que visa fortalecer a capacidade de docentes e gestores escolares de lidar com suas emoções e condições psicológicas. Assim se define o projeto “Psicologia Positiva e Desenvolvimento Emocional”, que vem sendo desenvolvido pela Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Moxotó Ipanema, em Arcoverde, Sertão de Pernambuco.
O projeto é conduzido pela Coordenação Geral de Ensino Médio e Profissional (CGEMP), através do Núcleo de Ações em Psicologia Educacional (Nuapse), da GRE de Arcoverde. A abordagem do projeto abrange conceitos da psicologia positiva e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, beneficiando tanto o corpo docente quanto o corpo gestor das escolas.
“Ao trabalhar o desenvolvimento emocional, a gente tem buscado promover ações da psicologia positiva, que tem como premissa básica o reconhecimento do melhor que há em nós. Reconhecendo esse potencial, os professores podem direcionar os seus pensamentos, os seus sentimentos e as suas ações para desenvolver situações positivas que vão trazer equilíbrio no seu desenvolvimento, que vão promover uma autorregulação emocional”, destacou o analista de gestão e psicólogo educacional Luis Massilon.
O projeto já foi implementado nas Escolas de Referência em Ensino Médio (Erem) Nossa Senhora de Fátima, no município de Sanharó, Gonçalo Antunes Bezerra, em Alagoinha, e na Manoel de Souza Neto, em Manari, além da Escola Técnica Estadual (ETE) Maria Ferreira Martins, em Itaíba. Cada sessão do projeto é desenvolvida por solicitação da unidade de ensino no período da manhã ou tarde.
Além do foco no desenvolvimento emocional dos docentes, o projeto também tem como objetivo transformar a gestão escolar através da aplicação dos princípios da psicologia positiva, ajudando toda a equipe escolar a adotar comportamentos mais positivos e eficazes.