GRE Mata Centro realiza curso de salada no pote e compotas para comunidade escolar

Capacitação

15.07.2021

Com o intuito de melhorar a alimentação da comunidade escolar e oferecer formas de empreendedorismo, a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Centro deu início nesta quarta-feira (14) ao Minicurso de Salada no Pote e Compota, coordenado pelo Núcleo de Alimentação Escolar. As aulas estão sendo realizadas na Escola Estadual Professora Amélia Coelho, em Vitória de Santo Antão. 

O curso, que começou nesta quarta-feira (14), conta com apostila teórica e outras duas aulas práticas - previstas para os dias 16 e 21, que passam por temas importantes como a higienização dos alimentos, visando reduzir os riscos associados já que eles podem ser fontes de contaminação. Além disso, serão abordados ainda no curso o preparo e montagem das saladas e a durabilidade dos produtos. 

“O Minicurso de Salada no Pote e Compotas tem o intuito de melhorar a qualidade de vida e promover uma alimentação saudável para os pais dos estudantes que não conseguem fazer as refeições em casa por estarem no trabalho, não terem tempo de preparar suas refeições diariamente, ou como uma fonte de renda extra para aqueles que desejam empreender no ramo”, contou Maria Aparecida, nutricionista da GRE Mata Centro.

Para Emanuel Carlos, gestor da unidade de ensino onde está sendo realizada a ação, o curso tem sido bem visto pela comunidade. “Já recebemos agradecimento pela oferta do curso. O que vemos com bons olhos, já que parte da nossa comunidade destaca-se pela sua carência. É interessante também para aquela parcela da comunidade que já voltou a trabalhar diariamente e precisa se organizar e melhorar a alimentação, a salada no pote é uma boa saída”, comentou Emanuel. 

José Neto estudou na Escola Professora Amélia Coelho e assistiu à primeira aula, que contou com dicas de segurança alimentar e montagem das saladas. “Sinto que o curso contribui e enriquece o nosso conhecimento para que a gente, mesmo em tempo de pandemia, possa ter uma outra fonte de renda ou até mesmo para saber como utilizar esses materiais em nossa casa”, ´pontuou. 

Elizabeth Medeiros, coordenadora geral da Administração e Finanças da GRE Mata Centro, comentou que em breve serão abertas mais turmas para o curso. “Além dos benefícios para a comunidade, podemos destacar também o aspecto formativo de hábitos de higienização e de limpeza dos alimentos, já que estagiários do curso de Nutrição acompanham as atividades do Núcleo de Alimentação Escolar e fazem deste um ambiente de aprendizagem. Em breve teremos outras edições, em mais escolas e na própria GRE”, afirmou Elizabeth.