Gratuidade no transporte público facilita acesso de estudantes que participaram do Enem

ENEM

04.11.2019


Os estudantes que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (3), tiveram o benefício da gratuidade do transporte público. A medida do Governo do Estado, implantada pelo governador Flávio Dino, teve como objetivo facilitar o acesso dos participantes aos vários locais do exame. A concessão atendeu alunos que portavam o cartão de estudante, em cidades onde funciona a bilhetagem eletrônica e volta a ser concedida, também, no próximo domingo (10), última etapa do Enem.

“Essa medida é uma forma de valorizar o estudante e ampliar suas possibilidades de ingresso no ensino superior. Entendemos que o Enem é importante, e, por isso, com este estímulo queremos contribuir com os candidatos para que tenham mais êxito e possam realizar esse sonho de cursar a universidade”, pontuou o governador Flávio Dino.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, avaliou a medida do governador Flávio Dino como “mais uma da série de iniciativas e ações da gestão para tornar mais acessível e promover melhorias na educação, sendo esta, prioridade importante no conjunto de políticas de Governo”. Na primeira fase do Enem houve aplicação das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação.

Foram beneficiados estudantes dos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, Imperatriz, Davinópolis, Governador Edison Lobão, João Lisboa e da região Sul do estado – locais que já adotaram bilhetagem eletrônica.

O Governo do Estado firmou acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís (SET) e empresas responsáveis pelo transporte público nas demais cidades atendidas com a medida.

“Eu achei importante, até porque a passagem está um pouco cara e é um incentivo a mais. A passagem, às vezes, pesa um pouco e com este estímulo, fica mais fácil para quem vai participar. Foi uma boa medida”, disse a estudante Nayra Aguiar.

Para Maycon Davis, que também participou da primeira etapa de provas do Enem, a facilidade garante mais presenças na prova. “Até para quem tem uma renda menor e poderia não vir por falta de passagem, ajuda muito. É um incentivo a mais. Não tem desculpa para não fazer o Enem”, disse.

Acesso facilitado

O acesso à gratuidade acontece por meio do uso normal do cartão eletrônico nas roletas e o valor da meia passagem não é descontado. Vigora de 0h até as 23h59 do dia de aplicação das provas. No próximo domingo (10), serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e as objetivas.

Mais de 200 mil pessoas realizaram as provas do Enem em 76 cidades do Maranhão, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A gratuidade foi concedida pelo governador Flávio Dino, também, em 2017, nos dias de provas do Enem.