Governo treina professores para utilização dos kits de robótica

Roraima

12.04.2022

O Governo do Estado tem investido na melhoria da qualidade de ensino nas escolas da rede estadual com a introdução de novas tecnologias, por exemplo. Assim, a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) encerrou os cursos de capacitação para utilização e manuseio dos kits de robótica. O treinamento, voltado para professores do Ensino Médio, ocorreu no período de 2 de fevereiro à 8 de abril nos 15 municípios do Estado.

“O investimento em tecnologia educacional vem para revolucionar o processo de ensino. Com ferramentas modernas, os professores podem elaborar aulas mais dinâmicas e atrativas, estimular os estudos, além de favorecer a recuperação das aprendizagens dos estudantes”, destacou a secretária de Educação e Desporto, Leila Perussolo.

Em janeiro deste ano, o Governo de Roraima distribuiu 165 kits de robótica para 15 escolas da Capital e Interior que ofertam o Ensino Médio. Cada instituição de ensino recebeu 11 kits, 10 para utilização dos alunos e um para uso do professor. Um investimento na ordem de R$ 3.162.905,16 em recursos do Tesouro Estadual e outros R$ 1.208.400,00 de emendar parlamentar da deputada estadual Betânia Almeida.

Com os kits robótica são trabalhados as competências educacionais previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o desenvolvimento das tecnologias por meio da montagem de protótipos que exploram conceitos científicos e tecnológicos. Serão contemplados 4.288 estudantes do Ensino Médio. “O programa proporciona o maior engajamento dos estudantes, interação entre alunos e professores, e é um reforço para que os alunos absolvam melhor os temas abordados em sala de aula, além de proporcionar o desenvolvimento de habilidades como foco, persistência, resiliência, raciocínio lógico, além do desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relacionadas à tecnologia e a ciência”, destacou a chefe da Divisão de Ensino Médio da Seed, Irene Pereira.

Ela informou ainda que a Seed já está estudando a possibilidade da aquisição de mais kits de robótica para contemplar também os estudantes do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino.

Escolas contempladas com os kits robótica

O treinamento para o manuseio dos kits robótica foi realizado em 15 escolas localizadas nos 15 municípios do Estado. Agora, os técnicos da Seed estarão disponíveis para dar suporte às escolas e aos professores por meio de monitorias e saneamento de eventuais dúvidas.

As instituições de Ensino Médio contempladas nesta etapa com os kits robóticas foram: CEM (Colégio Estadual Militarizado) Desembargador Sadoc Pereira (Alto Alegre), Ovídio Dias de Souza (Amajari), Ana Libória (Boa Vista), CEM Aldebaro José Alcântara (Bonfim), José Aureliano da Costa (Cantá), Presidente Castelo Branco (Caracaraí).

Escola Tereza Teodoro de Oliveira (Caroebe), Dom Pedro II (Iracema), CEM Maria Mariselma de Oliveira Cruz (Mucajaí), Mariano Vieira (Normandia), CEM Cícero Vieira Neto (Pacaraima), Padre Eugênio Possamai (Rorainópolis), Henrique Dias (São João da Baliza), João Rodrigues da Silva (São Luiz) e Joaquim Nabuco (Uiramutã). 

Por Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed