Governo renova acordo de cooperação técnica com o Instituto Oi Futuro para a ETE Cícero Dias/Nave Recife

Pernambuco

14.08.2019

O governador do Estado de Pernambuco, Paulo Câmara, assinou nesta terça-feira (13) a renovação por mais cinco anos do acordo de cooperação técnica com o Oi Futuro, que institui  o Núcleo Avançado em Educação (NAVE) na Escola Técnica Estadual Cícero Dias, em Boa Viagem. A solenidade aconteceu no Palácio do Campo das Princesas, no Recife. 

A iniciativa visa criar metodologias inovadoras de ensino e aprendizagem em diálogo com as tecnologias da informação e da comunicação. Cabe salientar que, como centro de disseminação, a ETE Cícero Dias/NAVE Recife se encarrega de avaliar, sistematizar e tornar públicos os resultados das pesquisas, processos e metodologias desenvolvidos, com a intenção de tornar acessível a outras escolas e aos educadores da rede pública estadual todo o conhecimento produzido pelo programa.

O programa é gerido pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da companhia, e oferece ensino médio integrado ao profissional, formando jovens para as economias digital e criativa com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais. Em Pernambuco, desde 2006, a parceria já formou mais de 1,5 mil jovens da ETE Cícero Dias. Atualmente, o NAVE Recife conta com 502 alunos, na faixa etária entre 14 e 18 anos,  divididos nos cursos de Programação de Jogos Digitais e Multimídia. 

“As parcerias são muito importantes porque agregam valores”, frisou Câmara. “Com essa renovação, nós vamos ter condições de continuar fazendo a diferença em nossos alunos e ter uma estrutura melhor com o apoio do Oi Futuro. Esses cursos são muito importantes para que a gente possa motivar os estudantes a terem o curso técnico e ao mesmo tempo saberem que o caminho da transformação é a educação”, completou. 

Os estudantes da ETE Cícero Dias/NAVE são incentivados a desenvolver o espírito empreendedor e a estabelecer suas primeiras conexões profissionais no mercado de inovação e tecnologia. Junto com os educadores, elaboram e testam novas metodologias e práticas pedagógicas que possam ser compartilhadas com outras escolas da rede pública e outros contextos educacionais. 

“A Oi acredita que só a educação pode elevar o país. Não tem qualquer outro objetivo maior que não seja a formação desde a base”, comentou o presidente do Grupo Oi, Eurico Telles.

De acordo com o secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, muitos projetos das escolas técnicas surgiram a partir de experiências vivenciadas na ETE Cícero Dias/NAVE Recife. “A ETE Cícero Dias é uma escola realmente extraordinária e que tem um papel muito importante. Então, muito mais do que ser uma escola, ela é um local que tem um trabalho diferenciado na educação e que nos ajuda a projetar novas melhorias para a educação do estado de Pernambuco”, declarou.