Governo do Amapá reforça a aprendizagem dos estudantes do ensino fundamental

Amapá

19.04.2022

O Governo do Estado lançou o ‘Projeto AnCoragem’, que vai atuar na recomposição da aprendizagem dos estudantes do 4º, 5º, 6º e 7º ano do ensino fundamental da rede estadual de ensino.

O projeto, desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seed), tem como objetivo diagnosticar as lacunas de aprendizagens ocasionadas no período em que o estudante esteve longe do ambiente escolar, com foco na recomposição das habilidades essenciais para o fortalecimento da aprendizagem.

Inicialmente, atenderá cerca de 740 estudantes, de 19 unidades de ensino da rede estadual, localizadas em Macapá, Mazagão, Santana e Porto Grande.

Para a equipe pedagógica da Escola Estadual Reinaldo Damasceno, localizada no bairro Cuba de Asfalto, uma das beneficiadas pelo projeto, a estratégia vai reforçar o trabalho que a escola vem executando no processo de aprendizagem dos estudantes.

"Nós vamos usar essa estratégia para continuar garantindo que o nosso estudante tenha êxito no seu processo de aprendizagem, os recursos que o Projeto AnCoragem vai oferecer pra gente vão dar um gás em todos que trabalham para garantir a alfabetização", disse a gestora da escola, Katia Leão.

O Projeto AnCoragem usará técnicas de nivelamento, buscando preencher apenas as lacunas mais críticas, dentro de um período preestabelecido, por meio de atividades escolares apropriadas à série atual e disponibilizará ferramentas educacionais lúdicas para serem usadas no processo de ensino-aprendizagem, como: quadro de tabuadas, quadro com silabário e imagens.

Como vai funcionar o projeto?

Os estudantes diagnosticados pelos professores, apresentando baixo rendimento de ensino, serão distribuídos em grupos de acordo com o nível de aprendizagem. As turmas de recomposição frequentarão as aulas no contraturno, cinco vezes, durante duas semanas de cada mês, cada aula terá o tempo de 2 horas.

A Secretaria da Educação e Instituto Elos, irão acompanhar e capacitar os professores que atuarão no projeto “AnCoragem” durante o 1º semestre letivo de 2022, os agrupamentos serão organizados com duração total de 30 a 50 dias.

É importante destacar que cada escola deverá contar com o apoio de acadêmicos de Pedagogia, Letras ou Matemática para auxiliar os professores nas atividades e devolutivas pedagógicas que forem ocorrendo dentro do Projeto Aprendizagem no Nível Adequado.

Por: João Marcos Chaves