Governo promove oficina de manipulação de alimento escolar para o retorno presencial às aulas

Alimentação Escolar

28.07.2021

Fernando Carneiro

Um cuidado ainda maior no preparo da alimentação dos estudantes é necessário devido à pandemia de covid-19.  Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu uma capacitação para manipuladores de alimentos das escolas da rede estadual com objetivo de proporcionar um retorno seguro das aulas presenciais. 

A capacitação aconteceu na terça-feira, 27, na Escola Estadual Zolito de Jesus Nunes, zona sul de Macapá, e abordou assuntos como higiene no ambiente de trabalho; cuidados na aquisição de alimentos; armazenamento; recebimento; higiene do manipulador e preparo dos alimentos.

A Oficina é composta por três vídeos que contêm orientações de nutricionistas do Núcleo de Alimentação Escolar (NAE). Os trabalhadors também recebem cartilha com orientações para capacitar quanto às boas práticas de fabricação e manipulação segura no período pandêmico.

A formação pode ser acessada pelos gestores que podem baixar o conteúdo para suas escolas através do link: https://bityli.com/mHWtZ

Para Jacirema Silva, que trabalha há de anos como manipuladora de alimentos, essa formação é de grande importância para o retorno seguro.

“Para todas nós essa capacitação é muito importante, já trabalhamos com muita higiene e cuidado e agora tudo isso será redobrado em nossa cozinha, desde o uso de epi’s até o processo de recebimento, lavagem e entrega dos alimentos”, disse Jacirema.

Segundo a gerente do Núcleo de Alimentação Escolar, Carmen Gouveia, a capacitação ocorre anualmente e passou por adaptações para que os manipuladores de alimentos tenham uma nova percepção, já que os cuidados agora são redobrados.

“As nossas oficinas de capacitação ocorrem no fim do ano letivo, mas com o retorno presencial às aulas, viu-se a necessidade de antecipação para que tenhamos uma retomada totalmente segura com essas recomendações para a execução da alimentação escolar”, afirmou a Gerente.