Governo promove formação inicial do Programa Mente Inovadora

Paraíba

06.03.2017

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), está promovendo a partir desta segunda-feira (6) até quinta-feira (9) a formação inicial de professores de matemática e coordenadores do Programa Mente Inovadora. Em João Pessoa, a formação é realizada no Centro de Formação de Professores e em Campina Grande na sede da 3ª  Gerência Regional de Educação (GRE).

A formação terá 16h, sendo 4 horas realizadas em cada um dos dias estabelecidos, em turnos distintos (manhã e tarde), nos quais cada professor frequentará no seu horário oposto ao das aulas, para não haver perda de aula nem prejuízo para os alunos. As últimas 4 horas serão de Capacitação Específica, com os professores reunidos por segmento.

O Programa Mente Inovadora será utilizado durante o ano letivo de 2017 em 40 escolas de Ensinos Fundamental e Médio de João Pessoa e Campina Grande. Esta metodologia irá trabalhar desenvolvendo habilidades cognitivas, emocionais e éticas, em crianças e jovens com idade entre 4 e 18 anos. O programa baseia-se em três pilares fundamentais: Jogos de Raciocínio, Métodos Metacognitivos e Professor Mediador. “A metodologia induz a criança a pensar, ajuda na concentração, na tomada de decisões e cria habilidades de raciocínio lógico, promovendo a educação emocional e social”, explicou a gerente executiva de Educação Infantil e Ensino Fundamental da SEE, Marta de Medeiros.

O conceito central do programa é que os jogos de raciocínio servem como uma ferramenta educacional muito poderosa, pois contribuem para o aprimoramento de habilidades cognitivas e para a criação de uma consciência do processo de pensamento. Jogos de raciocínio também ajudam o aluno a lidar melhor com situações emocionais e sociais. A experiência de jogar, que está no centro do programa, é prazerosa, cativante e empolgante – assim, gera grande motivação e entusiasmo entre as crianças e os jovens, o que serve de base para um processo de aprendizagem mais abrangente.

Durante a formação foram aplicados os seguintes jogos: Hora do Rush; Cartão Vermelho; Connect Four; O Jogo dos 4; Ilha do Tesouro; Wizards; Moonwalk; Gamão e Diamonds.

http://paraiba.pb.gov.br/governo-promove-formacao-inicial-do-programa-mente-inovadora/