Governo promove evento em alusão ao Dia Mundial do Funcionário da Educação

Acre

17.05.2022

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), realizou nesta segunda-feira, 16, um evento em alusão ao Dia Mundial do Funcionário Administrativo da Educação, com uma programação de homenagens, música, sorteios de brindes e coffee break.

O evento foi promovido pela SEE com o apoio do Sindicato dos Técnicos Administrativos e Apoio Administrativos Educacionais do Estado do Acre (Sintae), que efetivou os sorteios.

O dia foi criado em 2018 pela Internacional de Educação (IE), entidade a qual a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) é filiada, em Bruxelas (Bélgica), com 36 países representados.

A data surgiu como forma de reconhecer e valorizar esses trabalhadores e enfatiza a ideia de que, para alcançar uma educação de qualidade, é preciso buscar visibilidade, formação e valorização do trabalho desses profissionais.

O secretário de Educação, Aberson Carvalho, reforçou a importância dos profissionais: “Todos na escola são educadores, independente de serem professores ou não. No ano passado, pela primeira vez o apoio administrativo teve seu direito garantido ao receber o abono. Isso é um reconhecimento da importância de todos esses profissionais no dia-a-dia da escola”.

Tão importante quanto os professores na sala de aula, os profissionais administrativos também têm um papel a desempenhar. Cada um deles é fundamental para a escola, pois eles são o suporte. São eles que mantêm a escola funcionando, estruturalmente e administrativamente.

O secretário complementou ainda: “O trabalho desses profissionais vai além de ensinar. São eles que orientam o aluno e o conduzem à sala de aula”.

“Eu me achei importante neste dia internacional do funcionário administrativo da Educação. Fomos lembrados, acolhidos e pudemos abraçar, cumprimentar, dançar e até fazer alongamento. Tivemos sorteio, lanche. Estou feliz em fazer parte do grupo de apoio, pois agora estamos sendo reconhecidos”, comentou a auxiliar de biblioteca da Escola Ramona de Castro, Maria Pereira da Silva.

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes