Governo promove aulões no Sistema Prisional para o Enem PPL

ENEM

27.11.2019

Novecentos e dezoito internos do Sistema Prisional do Maranhão, inscritos no Enem PPL 2019, terão preparatório para o Exame através de aulões promovidos pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Secretaria de Administração do Sistema Prisional (Seap). A ação teve início na segunda-feira (25) e irá ocorrer durante duas semanas em 16 unidades da grande ilha.

O Enem PPL é destinado a adultos e jovens (estes sob medida socioeducativa) privados de liberdade, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar ao final da Educação Básica e o acesso à Educação Superior, além de contribuir para elevar a escolaridade da população prisional.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que é o realizador do exame, em parceria com Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), as provas do Enem PPL têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença é a aplicação dentro de unidades prisionais, incluindo penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e instituições de medidas socioeducativas.

Os aulões realizados pelo Governo do Maranhão acontecerão nas Unidades Prisionais: UPSL 1, 2, 3 e 4 (bloco 1, 2, 3 e 4), 5 e 6; Unidade Feminina; Regional; Olho d`Água; Paço do Lumiar; Monte Castelo e APAC São Luís. São 12 professores envolvidos e serão 4 horas/aulas ministradas nos turnos matutinos e vespertinos, nesta semana (25 a 29/11) e na próxima (2 a 4/12).

A aplicação do Enem PPL é posterior ao Enem regular e ocorre em dias úteis. Neste ano, as provas serão nos dias 10 e 11 de dezembro.