Governo promove Aula Inaugural do projeto ‘#Partiu Enem: TerceirãoNãoTiraFérias’ em escolas da rede estadual

ENEM

10.07.2019

Com muita empolgação, alegria e expectativa estudantes da rede pública estadual de todo o Maranhão participaram, da aula inaugural do projeto ‘#Partiu Enem: Terceirão não tira férias!’. Trata-se de uma iniciativa do Governo do Estado, que tem como objetivo dar oportunidade para que estudantes aproveitem as férias reforçando o aprendizado, com foco no conteúdo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.

O projeto é gratuito e em sua segunda edição garantirá aulões preparatórios e uma série de atividades lúdicas e gratuitas para estudantes de todo o Maranhão.

“Pelo segundo ano consecutivo realizamos o projeto ‘#PartiuEnem: Terceirão, não tira férias’, que é mais uma ação inédita do governo Flávio Dino, mas dessa vez com uma dimensão muito maior. O governador pediu que fizéssemos em todo o Maranhão e assim está sendo, um movimento, que serve, ao mesmo tempo para garantir a aprendizagem dos nossos estudantes e reforçar conteúdos, e ainda motivá-los. E esse é o grande diferencial deste governo, garantir oportunidades através da educação”, destacou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Em São Luís a aula inaugural do Projeto aconteceu no Liceu Maranhense reunindo mais de mil estudantes. Na capital maranhense, 28 centros de ensino, incluindo Unidades Plenas do IEMA, sediarão os aulões no período de 1ª a 19 de julho.

“Eu vejo esse projeto como uma grande iniciativa do Estado em despertar em nossos alunos o interesse em se preparar para a prova do Enem. Esse investimento vai deixá-los bem mais animados”, disse Deurivan Sampaio, gestor do Liceu Maranhense.

“Hoje nós estamos realizando um sonho, aqui, trazendo os nossos estudantes para participar da aula inaugural desse projeto tão importante para levar os alunos para uma universidade e que eles possam realizar seus projetos de vida. O Governo do Estado está de parabéns. É um privilégio a gente participar de um projeto tão importante para os estudantes do Maranhão”, complementou Vera Lúcia Soares, gestora do CEIN Cidade de Ribamar.

“É necessário que aconteça isso nas escolas porque muitos estudantes não têm condições de pagar um cursinho ou fazer um curso por fora. Então, através da escola, a gente acaba tendo essa facilidade, revisando conteúdos e é importante para aqueles estudantes que têm como foco passar no Enem”, afirmou Emily Abreu, 17 anos, presidente do Grêmio Muralha do CE Dayse Galvão de Sousa.

“O ‘#TerceirãoNãoTiraFérias!’ é, sem dúvida, uma oportunidade única para todos os alunos, que nessas férias ficariam sem fazer nada ou não dedicariam tanto tempo aos estudos. Essa oportunidade vai fazer com que eles se permitam estudar um pouco mais, dedicar-se um pouco mais para esse momento tão esperado, que é o Enem e os demais vestibulares”, disse Ana Vitória Tavares, 16 anos, estudante do CE Joaquim Aroso.

Além dos conteúdos preparatórios com aulas de todos os componentes curriculares do Enem, os estudantes também participarão de uma energizante programação cultural que inclui música, dança, esporte e recreação entre uma aula e outra.

“Essa galera precisa ser energizada, potencializada, com o astral lá encima para entender o contexto das provas do Enem, principalmente da área de humanas que é de leitura e interpretação da realidade. Venha ‘pra’ cá que estamos nessa parceria com o governo do estado, prontos ‘pra’ te ajudar’, pontuou Elvis Jhon Oliveira, professor de História da rede estadual e do Pré-Vestibular Humanas na Veia, parceiro no #PartiuEnem.

Em 2019 o ‘Terceirão, não tira férias!’ chegou a marca de mais de 20 mil estudantes inscritos e 300 professores de diferentes áreas que atuarão no Projeto em todo o estado. Destacando que os estudantes receberão material de estudo do Preparatório Enem 2019 “PartiuEnem: #TerceiraoNaoTiraFerias” com os conteúdos que serão abordados nos aulões.

‘#PartiuEnem: Terceirão não tira férias’ em todo o Maranhão

Nesta segunda edição o Projeto acontecerá em uma escola da rede de cada sede das 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) e uma escola da rede por município. “Milhares de estudantes, mais de 20 mil inscritos, uma prova de que o estudante do Maranhão só precisa de oportunidade e estímulo, uma vez garantido isso, com o que o governador Flávio Dino vem fazendo, os resultados com certeza chegarão”, acrescentou Felipe Camarão.

“Em 25 anos de trabalho na rede pública estadual, nunca vi um governador e um secretário tão preocupados com nossa educação. Que possamos ajudar nossos jovens a lograrem êxito no Enem e melhorar o IDEB de nosso estado”, comentou Célia Otávio, gestora Adjunta do CE Governador Luís Rocha, escola polo do município de Dom Pedro.

Na URE de Imperatriz, um total de 2 mil estudantes de 15 municípios estão inscritos para participar do ‘Terceirão, não tira férias!’. São 7 escolas polos, em Imperatriz: CEIN Tancredo de Almeida Neves, CE Caminho do Futuro, CE Graça Aranha, CE Mourão Rangel, CE Nascimento de Moraes, CE Newton Barjonas Lobão e Colégio Militar Tiradentes II; além das escolas nos municípios de: João Lisboa (CE Henrique de La Roque),  Senador La Roque (CE Salomão Cury Rad), Buritirana (CE Flaudismar Alves), Amarante (CE Joao Batista Teixeira), Governador Edison Lobão  (CE Vicente Yanez Pinzon), São João do Paraíso (CE Delfino Aguiar), Estreito (CE João Pereira Martins), Montes Altos (CE Parsondas de Carvalho), Sítio Novo (CE Parsondas de Carvalho), Campestre (CE Valentim de Sousa Aguiar), Davinópolis (CE Francisco Alves II), Lajeado Novo (CE Carlos Alberto Monteiro de Macedo), Porto Franco (CE Fortunato Moreira Neto), Ribamar Fiquene (CE Manoel Bezerra de Oliveira).

“Este projeto Terceirão Não Tira Férias demonstra o compromisso do Governo do Estado com a educação. E isso com certeza vai aumentar a possibilidade de aprovação destes alunos no Enem e consequentemente a realização do seu projeto de vida”, destaca a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana. “A preparação para o Enem começa desde já, e vamos continuar até a véspera do Enem, porque nós queremos que os nossos alunos estejam em uma universidade em 2020”, finaliza a gestora Regional de Educação.