Roraima
20.08.2024Durante a ação do Programa Governo Presente realizada na manhã do último sábado, 17, no bairro Santa Teresa, duas escolas receberam equipamentos tecnológicos. Uma delas foi a Escola Estadual Ana Libória, que recebeu cinco computadores para equipar os espaços administrativos, como a secretaria e a gestão escolar.
"Foram adquiridos mil computadores para modernizar os serviços administrativos em nossas escolas e mais de 100 kits de robótica para dinamizar o processo de ensino. Um investimento na ordem de R$5 milhões em tecnologia educacional, para alavancar a educação estadual", destacou o governador Antonio Denarium.
Os computadores que estão sendo entregues para as escolas são equipados com teclado, processador Rysen 5 PRO, com 16 giga de memória RAM e SSD de 256, mouse, monitor e CPU. Os setores administrativos da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) também estão recebendo os equipamentos novos.
"Queremos agradecer o Governo do Estado por estar proporcionando o dinamismo do trabalho na secretaria das escolas com esse equipamento de última tecnologia que vai trazer benefícios para toda a comunidade escolar", destacou Luzia Melo, gestora da Escola Ana Libória.
KITS DE ROBÓTICA
O Governo de Roraima adquiriu 119 kits de robótica que serão entregues para escolas da capital, interior e de comunidades indígenas. Neste sábado, a entrega foi para a Escola Estadual Gonçalves Dias. A unidade de ensino já trabalha com robótica, e o gestor Valdenrrique Alves disse que o material estimula o aprendizado.
"Os alunos ficam mais empolgados com esse material de robótica. Utilizamos os kits para dinamizar os conteúdos aplicados em sala de aula e também nas atividades desenvolvidas nas salas de recursos multifuncionais, laboratório de informática e na biblioteca", explicou Valdenrrique Alves.
O investimento do Governo de Roraima com os kits de robótica é na ordem de R$ 2,7 milhões, recursos do Tesouro Estadual.
Os kits possuem 3.800 peças, material didático, fontes de alimentação e conjuntos de materiais de mecânica e estática, investigação de fenômenos ópticos, energias renováveis, de introdução à eletrônica, construção de programação e robôs móveis.
E ainda conjuntos sobre exploração de conceitos relacionados à dinâmica, eletropneumática, robôs de automação, coleta de dados e exploração do conceito de “internet das coisas”, que é a rede de dispositivos e outros objetos incorporados com sensores, software e conectividade de rede que permite coletar e compartilhar dados.
JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab
FOTOGRAFIA: Ascom/Seed