Governo participa de discussão da Base Nacional Comum Curricular em Minas Gerais

Paraíba

25.09.2015

A secretária executiva de Estado de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho, participa, nesta sexta-feira (25), em Belo Horizone (MG), do Encontro Nacional de Lançamento da Base Nacional Comum Curricular, realizado pelo Ministério da Educação. O evento, que teve início na quarta-feira (23), discute mudanças na grade curricular das escolas públicas brasileiras já para o próximo ano.

O encontro debate as diretrizes curriculares nacionais e a base comum, que tenta equilibrar o ensino oferecido pelas escolas públicas em todos os Estados. Representantes de todo o País participam do evento e tratam das discussões sobre a educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental e o ensino médio. Nesta sexta, será apresentado o calendário para definição da base comum, indicando como será a discussão nos municípios e na internet, por meio de um portal específico.

“A ideia da base nacional comum curricular é fazer com que alunos que estão nas escolas da região Sul do Brasil possam estudar na região Norte, que alunos do Centro-Oeste possam estudar no Nordeste e assim por diante, sem prejuízo de calendário ou grandes diferenças na grade curricular”, explicou a secretária Roziane Marinho, destacando que as especificidades de cada região vão ser respeitadas, como é o caso das áreas indígenas, por exemplo.

A Paraíba iniciou o debate sobre o assunto no início deste semestre, com as Gerências Regionais de Educação (GREs). Eles se reuniram para analisar a forma de colaboração dos gestores públicos paraibanos na discussão que deve mudar o currículo da educação brasileira, inclusive com novas disciplinas e material didático.

http://paraiba.pb.gov.br/governo-participa-de-discussao-da-base-nacional-comum-curricular-em-minas-gerais/