Governo orienta municípios para retomada de ano letivo em encontro da Undime

Undime

26.02.2021

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) apresentou, nesta terça-feira (23), as recomendações para organização do trabalho pedagógico no ano letivo de 2021 nos municípios maranhenses, no contexto da Covid-19. O tema foi explanado no I Encontro Estadual de Dirigentes Municipais de Educação da Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação), que ocorre no auditório do Sebrae, em São Luís.

A secretária adjunta de Gestão da Rede do Ensino e da Aprendizagem da Seduc, Nádya Dutra, destacou que as orientações pedagógicas para o ano letivo estão previstas no Pacto pela Aprendizagem e Programa Escola Digna, compondo o Regime de Colaboração entre o Governo do Estado e os municípios maranhenses. “A determinação do governador Flávio Dino é que possamos construir juntos, Estado e municípios, possibilidades para não deixar nenhum estudante para trás em nossas escolas”, pontuou.

Nesse contexto, a secretária recomendou uma série de ações necessárias para a retomada do ano letivo nas redes municipais, entre as quais: a realização de diagnóstico da infraestrutura física e de conectividade das escolas, estabelecimento de medidas de biossegurança, planejamento da reabertura das escolas no ensino híbrido e/ou apoio às atividades não presenciais, adequação do calendário escolar considerando eventuais déficits de 2020, e a realização de avaliações diagnósticas e formativas.

Também foi destacada a imprescindibilidade de ações como a Busca Ativa Escolar dos estudantes, acolhimento socioemocional da comunidade escolar, a Formação Continuada em serviço, definição dos objetivos de aprendizagem e habilidades essenciais para 2021 e a promoção do engajamento da família, além de outras questões: entrega da alimentação escolar aos mais vulneráveis e a recuperação/reforço escolar dos estudantes.

O encontro com o tema: A Undime e o Dirigente Municipal de Educação: planejando diretrizes para garantir os direitos à educação pública de qualidade, será realizado até quinta-feira (25) e discutirá temas relacionados ao financiamento, Busca Ativa Escolar, currículo e demais políticas públicas educacionais.

Nesta quarta-feira (24), o superintendente de Planejamento da Rede de Regime de Colaboração, João Paulo Mendes de Lima, discorrerá sobre o Pacto pela Aprendizagem, instituído pelo Governo do Estado, no âmbito da Escola Digna, para reforçar a colaboração entre a Seduc e as Secretarias Municipais de Educação, por meio do desenvolvimento de ações voltadas à melhoria dos indicadores e à concretização das metas dos Planos de Educação, especialmente da alfabetização na idade certa e formação integral e cidadã de todas as crianças do Maranhão.

Fonte: Seduc
Fotos: Antônio Martins
23/02/2021