Tocantins
22.04.2025O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), gestores e profissionais da saúde, bem como representantes do Ministério Público do Tocantins (MPE-TO) e da Secretaria da Cidadania e Justiça (Seciju), realizou reunião, na terça-feira, 15, com o Grupo de Trabalho (GT) - Imuniza Tocantins, em Palmas.
O Programa Nacional de Vacinação em Escolas Públicas, destinado prioritariamente a alunos da educação infantil e do ensino fundamental, tem o objetivo de intensificar as ações de vacinação e de elevar a cobertura vacinal da população baseada na Lei nº 14.886, de 11 de junho de 2024.
A ação também visa discutir medidas para ampliar a cobertura vacinal, integrando esforços entre municípios e o Estado, pela busca da garantia ao acesso da população às vacinas de forma segura e eficiente para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, matriculados na educação infantil e nos ensinos fundamental e médio.
No Tocantins, todos os 139 municípios aderiram ao programa. São 273 mil alunos atendidos e 1.222 escolas pactuadas na ação, que é do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e do Programa Saúde na Escola que, em parceria com estados e municípios, promoverá a Estratégia de Vacinação nas Escolas em 2025.
Há articulação entre a saúde e educação, no período de 1º de abril a 31 de maio de 2025, visando reduzir a hesitação vacinal, ampliar as coberturas vacinais e prevenir doenças imunopreveníveis em crianças e adolescentes.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE/Seduc), Renata Acácio, destaca a importância das estratégias e parcerias. “Já enviamos comunicação para as Superintendências Regionais de Educação e a União dos Dirigentes Municipais de Educação para que repassem as orientações às secretarias municipais de Educação. Isso para que esses órgãos possam receber as equipes de saúde para a realização das vacinas. O Programa Saúde na Escola é um elo essencial entre educação e saúde e prioriza o fortalecimento da cultura da vacinação no ambiente escolar. A escola é um espaço privilegiado de diálogo e mobilização”, concluiu.
Vacinas
De acordo com a faixa etária de indicação da vacina, serão aplicadas doses das vacinas contra febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV. As ações contam com a participação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), cujas equipes vão vacinar no ambiente escolar ou as instituições de ensino levarão os estudantes até uma Unidade Básica de Saúde, sempre com a autorização dos responsáveis. Haverá ainda checagem das cadernetas de vacinação para alertar pais e responsáveis sobre a necessidade de atualização.
Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins