Governo lança Projeto Jovem Ouvidor que estimula a participação de estudantes em ações de escuta cidadã

Maranhão

22.02.2018

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Transparência e Controle (STC) e da Educação (Seduc) lançou o Projeto Jovem Ouvidor, na terça-feira (20), em solenidade no Centro de Ensino Benedito Leite (Escola Modelo), em São Luís. O objetivo da ação é estimular a participação de alunos do ensino médio em ações de escuta cidadã, fortalecendo o protagonismo estudantil nas escolas da rede pública estadual.

O Projeto é uma iniciativa da Ouvidoria da Seduc em parceria com a Ouvidoria Geral do Estado (OGE/STC) e as Unidades Regionais de Educação (UREs).  É um desdobramento do projeto Conversando com a Escola e visa estreitar a relação da comunidade escolar com a gestão da Seduc, levando os serviços da ouvidoria dessa secretária às escolas, incentivando gestões democráticas e fortalecendo a melhoria da qualidade da educação.

Será desenvolvido em 40 escolas de São Luís. As solicitações dos estudantes poderão ser feitas via sistema e-OUV, que deve ser acessado por meio do aplicativo Minha EscolaApp, espaço em que os jovens podem incluir demandas como reclamações e sugestões sobre a escola a qual representam.

Na solenidade na Escola Modelo, em que estudantes recebem certificados de Jovem Ouvidor, a jovem Ingrid Mayara Costa Silva destacou a importância do projeto para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas.

Para o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Júnior, o lançamento de projetos como o Jovem Ouvidor é exemplo para todo o país. “Quando se fala com jovens sobre participação e controle social como uma instância de modificação do país, se tem a garantia de que, no futuro, o país será melhor, com serviços públicos de qualidade”.

Gilberto Waller Júnior disse que é importante participar do controle social em busca de uma melhor qualidade de serviço. “Capacitando e dando poder a esse jovem, garante-se uma continuidade e uma melhoria na qualidade dos serviços do nosso país por vários ângulos. Somente com a participação social, conseguimos melhorar a aplicação dos recursos públicos”.

O secretário adjunto de Projetos Especiais da Seduc, Ismael Cardoso, explicou que o Jovem Ouvidor é uma das diversas iniciativas que o Governo do Estado realiza para colocar o jovem no centro das decisões da escola, como um estudante que pode influenciar nos rumos da educação. “Acreditamos que uma escola de qualidade deve ser democrática e, para ser democrática, precisa ouvir as demandas dos estudantes. Então o jovem ouvidor vai de encontro a esse sentimento nosso de colocar o estudante no centro das decisões da escola”.

Para o secretário da Transparência e Controle, Rodrigo Lago, o projeto é um canal aberto de diálogo entre a as gestões do Governo do Estado e a comunidade escolar, por meio dos estudantes. Ele disse que a inciativa formará estudantes para servirem como ouvidores, coletando demandas para serem apresentadas aos gestores do Governo do Estado.

“Essa é uma ampliação do serviço que começou desde 2015 com a massificação das informações no portal da transparência, a eleição do gestor escolar feita diretamente pela comunidade, e também com o projeto Conversando com a Escola, diretamente dialogando com a comunidade de cada escola do estado do Maranhão. Então, é uma gama de projetos que realmente garante uma concretização da gestão democrática escolar”, reforçou Rodrigo Lago.

A Ouvidora da Seduc, Samira Simas, explica que o Jovem Ouvidor visa, principalmente, dar celeridade às solicitações feitas pela comunidade escolar à administração do Estado o que incentiva a excelência administrativa unidades escolares. “Com o auxílio dos Jovens Ouvidores as demandas escolares vão chegar com muito mais celeridade aos nossos gestores e secretários”. Presentes, também, na solenidade de lançamento, a superintendente do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU/MA), Leylane Maria da Silva, e o ouvidor Geral do Estado, Marcos Caminha.