Governo lança processo seletivo para contratar professores indígenas

Roraima

10.05.2023

O Governo do Estado abriu as inscrições ao Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de Professor da Educação Escolar Indígena para atender as escolas estaduais indígenas da rede estadual. Estão sendo ofertadas 640 vagas divididas pelas áreas de atuação multidisciplinar, multidisciplinar bilingue e língua indígena, além de cadastro reserva.

“Estamos realizando este seletivo para garantir um melhor atendimento educacional dos nossos estudantes indígenas que somam mais de 19 mil na nossa rede de ensino. É mais uma importante ação dentro do contexto da Educação Indígena e que vai contribuir para o andamento das aulas nas comunidades”, ressaltou a o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

As inscrições e entrega de documentos serão realizadas na Secretaria de Educação e Desporto, situada na Rua Barão do Rio Branco, nº 1.495, Centro – Boa Vista – RR, nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2023, no horário das 08h às 17h.

Para se candidatar um dos requisitos básicos é ser indígena de nacionalidade brasileira, ou ter o Rani (Registro Administrativo de Nascimento) expedido pela Funai (Fundação Nacional do Índio) ou Autodeclaração assinada pelo 1º Tuxaua, 2º Tuxaua e o Capataz, registrada em cartório.

A carga horária para professor escolar indígena se divide em 16h, 25h e 30h semanais com remunerações que variam de R$ 1,05 mil a R$ 4,5 mil.

De acordo com o Censo Escolar 2022, a rede estadual de ensino indígena possui matriculados 19.007 estudantes e 247 escolas.

CRONOGRAMA DO SELETIVO

A relação dos inscritos e, posteriormente, dos classificados será publicada no Diário Oficial do Estado e nos murais da Secretaria de Educação e Desporto e do Departamento de Educação Escolar Indígena.

O Resultado será publicado após a análise dos recursos impetrados contra os resultados preliminares.

JORNALISTA: Layse Menezes

FOTOGRAFIA: Ascom/See