Governo lança edital de seleção de diretores e secretários para Escolas do Novo Saber

processo seletivo

26.07.2021

Por Fernando Carneiro

Governo do Estado do Amapá lançou edital do processo seletivo simplificado interno para formação de cadastro reserva para os cargos de diretor, diretor adjunto e secretário escolar para atuação nas Escolas do Novo Saber (tempo integral), nos dezesseis municípios do estado. O edital pode ser acessado no site da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

Clique aqui para ter acesso ao edital

O certame é voltado, exclusivamente, para servidores efetivos e estáveis da rede estadual de ensino e do quadro do ex-Território Federal do Amapá. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, até o dia 05 de agosto. No preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá optar por apenas uma das cidades para atuar.

Clique aqui para se inscrever

Entre os requisitos para os cargos estão:

- Ter conhecimento prévio da metodologia pedagógica e de gestão adotadas nas Escolas do Novo Saber. Clique aqui para acessar o material de estudos deste item;

- Ter disponibilidade para cumprir 40 horas de trabalho na escola para a qual forem designados;

- Não estar no cumprimento de estágio probatório;

É vedada a inscrição de professores horistas, contrato administrativo, de profissionais da educação concursados em municípios diferentes dos municípios nos quais estão sendo ofertadas vagas, conforme item 4 e de servidores exonerados da gestão de Escolas do Novo Saber por relatório de avaliação negativo;.

Os interessados devem ter habilitação em administração escolar, supervisão escolar e orientação educacional, se pedagogos. Ou podem ser licenciados em qualquer área com a especialização em gestão escolar.

Com a incorporação das gratificações da Educação ao salário base da categoria, professores que assumem as funções de diretor, diretor adjunto ou secretário escolar, não perdem a regência de classe, que atualmente é de 20% sobre os vencimentos.

Processo de seleção

O processo de seleção se dará por análise documental, prova objetiva, entrevista e curso de formação. A prova objetiva está marcada para 15 de agosto, de forma presencial, e abordará três temas: modelo da escola da escolha; leitura e interpretação de dados educacionais; e legislação educacional brasileira. Nesta fase é necessário ter, no mínimo, 60% de aproveitamento no exame.

As entrevistas serão realizadas de forma virtual, no período de 26 de agosto a 1º de setembro. A divulgação do resultado definitivo dos aprovados nesta etapa será no dia 7 de setembro.

Os candidatos aprovados serão convocados na medida em que houver necessidade e dentro do prazo de validade do processo seletivo, que é de vinte e quatro meses.