Governo lança concurso para 650 vagas e salário de R$ 3.782,94

Roraima

30.06.2021

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Wiliam Roth/Secom

A espera de 14 anos acabou. O tão sonhado concurso público para professores da rede estadual de ensino foi anunciado pelo governador Antonio Denarium durante entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos na manhã desta quarta-feira, dia 30. A banca responsável pelo certame será o IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação).

A previsão para o início das inscrições é para o dia 15 de julho. O edital do concurso público também será publicado no DOE (Diário Oficial do Estado) e estará disponível para consulta nesta quinta-feira, 1°.

“Esse é um pedido antigo da categoria dos professores. Autorizei a realização do concurso em 2019, quando a Comissão começou a trabalhar na organização e hoje estamos aqui anunciando o concurso público que há 14 anos não acontecia no Estado”, destacou o governador Antonio.

O chefe do Executivo informou que serão 650 vagas, sendo 566 para ampla concorrência e 84 destinadas a pessoas com deficiência e cadastro reserva. A jornada de trabalho será de 30 horas com vencimento inicial básico de R$ 3.782,94. O concurso terá vigência de dois anos prorrogável por igual período.

“Como a Educação possui o PCCR [Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações], os professores ao ingressarem no quadro efetivo poderão progredir na carreira do Magistério” enfatizou Antonio.

A secretária de educação e Desporto, Leila Perussolo, esclareceu que o concurso será para as carreiras específicas do Magistério. Todas as etapas como cronograma, conteúdo programático e demais informações estarão disponibilizadas no site do IBFC (www.ibfc.org.br/), responsável pela organização do certame.

“Serão realizadas provas objetivas específicas e de conhecimentos gerais, haverá também dissertação e prova de títulos. Todos os detalhes estarão no edital que será publicado pelo IBFC ainda hoje”, informou Leila Perussolo.

Os professores contratados por meio de concurso público já devem atuar no próximo ano letivo. “No início do ano letivo de 2022, nós estaremos com todos os professores do concurso público contratados para ingresso imediato na carreira de Magistério da Educação Básica”, enfatizou a secretária.

Governo trabalha para o retorno das aulas presenciais ainda este ano

As aulas na rede estadual de ensino continuam sendo ofertadas no formato remoto. Durante a coletiva, o Governador Antonio anunciou que está sendo feito um trabalho para o retorno das aulas presenciais ainda neste ano.

A secretária Leila explicou que está sendo estudado o retorno das aulas na forma escalonada ou em formato de rodízio, e que os protocolos de segurança de saúde exigem que as escolas passem por experiências piloto de retomada gradual antes do retorno completo.

“Estamos aguardando o relatório da vigilância sanitária com o número de professores vacinados para que possamos apresentar um protocolo experimental de retorno gradual ainda este ano, que é a preparação para um retorno presencial com 100% dos nossos alunos no ano que vem”, finalizou.

Concurso para a Educação Indígena

Ainda na coletiva, o governador adiantou que em breve também será lançado o edital para o concurso público específico para contratação de professores da carreira do Magistério Indígena.

Serão ofertadas mil vagas e a banca responsável já está definida: será o Idecan (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).