Governo já distribuiu mais de 25 mil kits da agricultura familiar para estudantes da rede estadual

Roraima

17.11.2021

O Governo de Roraima segue distribuindo kits de gêneros da agricultura familiar, como forma de garantir uma alimentação de qualidade aos estudantes matriculados na rede pública estadual de ensino em tempos de pandemia.

“Esses alimentos estão sendo adquiridos diretamente dos pequenos agricultores do nosso Estado. Assim, estamos fomentando a economia local, valorizando os agricultores familiares e garantindo uma alimentação de qualidade aos nossos estudantes” destacou o Governador Antonio Denarium.

Com o retorno escalonado das aulas presenciais, os alimentos estão sendo entregues também diretamente nas escolas, para o preparo da merenda escolar. Só na Capital, foram distribuídos 9.915 kits e no Interior, 16 mil kits em 12 municípios. 

E, seguindo o cronograma de entrega, nesta terça-feira, dia 16, inicia a distribuição de 2.759 kits para Normandia e 1.317 para a zona rural de Boa Vista. Na próxima semana, será a vez do município de Uiramutã, que deverá receber 7.989 kits.

Estudantes que permanecem em aulas remotas e que possuem cadastro no programa Bolsa Família também são contemplados com os gêneros alimentícios da agricultura familiar. Neste acaso, os kits são entregues à gestão da unidade escolar, que ao decorrer dos dias, aciona os pais ou responsáveis pelo estudante e entrega os alimentos.

A aquisição dos produtos da agricultura familiar atende as regras estabelecidas na Lei 11.947/09 (Alimentação Escolar) e nas Resoluções do FNDE N°26/13 e N° 02/20.

Os produtos estão sendo distribuídos por meio das cooperativas Coopercinco, Coophorta, Copana e Aagriprorr, vencedoras da Chamada Pública realizada pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto). Foram investidos mais de R$ 5 milhões com recursos do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar).

Os kits da agricultura familiar possuem produtos como frutas (abacaxi, banana, mamão, melancia, melão), hortaliças (alface, couve, cheiro verde) além de polpa de frutas, arroz, farinha, feijão, macaxeira, entre outros.

Escolas em áreas de difícil acesso também estão recebendo os kits

Depois de sete anos, o Governo de Roraima está fazendo chegar alimentos para a produção da merenda em escolas localizadas em áreas de difícil acesso, ou seja, localizadas em áreas em que só é possível chegar por via aérea. Neste caso, estão sendo entregues os kits de alimentos não perecíveis.

A primeira distribuição contemplou os municípios de Normandia e Pacaraima. Foram entregues 197 kits de merenda além de 197 kits de material escolar e livros didáticos. A próxima entrega será para o município de Uiramutã, com a distribuição de 1.068 kits de gêneros alimentícios, 1.068 kits de material escolar e livros didáticos para estudantes das 22 escolas da região.

“Seguimos com a distribuição dos gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis para atender os estudantes da rede estadual de ensino e a logística do Governo alcança inclusive as escolas localizadas em áreas de difícil acesso que há anos não recebia produtos para a merenda”, reforçou Naicon Rodrigues, diretor do DAE (Departamento de Apoio ao Educando) da Seed.

Por Francis Silva