Governo investe mais de R$4 milhões no PDDET e fortalece ensino técnico das escolas estaduais

Paraíba

24.01.2024

"Quando alguém vem me perguntar sobre a experiência no curso técnico, eu fico procurando palavras. Está sendo incrível. No primeiro ano a gente já tinha acesso às melhores aulas, com  materiais de qualidade, e este ano eu acredito que vai ser ainda melhor, porque recebemos mais materiais. O nosso laboratório está cheio e graças a esses equipamentos vamos poder praticar, vamos poder mostrar o nosso conhecimento não só na escola, mas também através das ações que temos na comunidade, e isso é motivo de muita alegria”. Esse depoimento vem da aluna Gracyeli Araújo do 3° ano do curso de Analises Clinicas. Ela está entre os 691 alunos dos cursos técnicos ofertados pela Escola Cidadã Técnica Integral (ECIT) Dom Marcelo Pinto Carvalheira, localizada em Guarabira, e sua fala é um reflexo fidedigno dos investimentos que estão sendo realizados nas escolas técnicas por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola Estadual Técnica (PDDET-PB).

Os dados mais recentes indicam que apenas no ano de 2023, o PDDET-PB, vinculado à Secretaria de Estado da Educação da Paraíba, se destacou com um investimento de mais de R$ 4 milhões para fortalecer as Escolas Técnicas Estaduais. O programa foi sancionado na Paraíba no ano de 2018 e tem como propósito complementar recursos às escolas estaduais técnicas. Seu enfoque está na promoção do ensino técnico, buscando suprir demandas intelectuais dos alunos durante os cursos. O direcionamento dos recursos visa a melhoria dos aspectos físicos e pedagógicos das escolas, abrangendo materiais de apoio ao ensino (sala de aula e laboratórios técnicos), materiais de consumo para eventos técnicos científicos e material de infraestrutura para o ensino técnico.

Na escola de Graciele, a ECIT Dom Marcelo Pinto Carvalheira, integrante da 2ª Gerência Regional de Ensino, são ofertados os cursos técnicos em Análises Clínicas, Técnico em Agroecologia e Técnico em Informática. De acordo com a gestora Betânia Barros, foram adquiridos com os recursos do PDDET uma centrífuga, estufa, equipamento automatizado de bioquímica, equipamento automatizado de hemograma, equipamento de coagulograma, equipamento de banho maria,  reagentes, pipetas, ateriais para testes laboratoriais, ferramentas e equipamentos agrícolas, equipamentos e acessórios de informática como access point, luvas antiestáticas, alicates, mesa digitalizadora, impressora 3D, além de diversos materiais de escritório.

“Esse recurso é fundamental para inserção dos estudantes no mercado de trabalho. Através do PDDET fortalecemos as aulas práticas laboratoriais, estruturando com equipamentos e insumos que buscam subsidiar as práticas baseadas nas competências e habilidades dos cursos técnicos. Além disso, com o recurso, o aluno pode ter uma melhor experiência prática, se identificando com sua área de formação. Com a estruturação dos laboratórios, os estudantes realizam intervenções comunitárias, dentre elas: feirão de saúde, aulas de informática básica para os moradores do Cidade Madura, Saúde na Praça, realização de tipagem sanguínea, sistema presença, catalogação de todos os livros da biblioteca escolar, criação de jogos educativos, distribuição de mudas, entre outras ações. Portanto, o PDDE Tec é um recurso importante para as escolas técnicas e fundamental para o sucesso de formação pessoal e profissional no mercado de trabalho”, explica Betânia Barros.

A transferência dos valores do Programa Dinheiro Direto na Escola Estadual Técnica é feita de forma anual e com recursos próprios, obedecendo o número de alunos matriculados e atendendo aos critérios técnicos estabelecidos pela SEE-PB. Os valores são mantidos em conta bancária, assegurando a transparência e a responsabilidade no uso do dinheiro público. A Gerência de Programas de Fortalecimento da Escola assume a tarefa crucial de acompanhar e fiscalizar a aplicação dos recursos transferidos, garantindo que estes sejam utilizados de maneira eficiente e em conformidade com os objetivos estabelecidos.

O PDDET-PB é uma extensão do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do Governo Federal que existe desde 1995 e consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do Distrito Federal e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. O objetivo dos recursos é a melhoria da infraestrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica. Os recursos do programa também são transferidos de acordo com o número de alunos, obedecendo o censo escolar do ano anterior ao do repasse.

A materialização dos investimentos do PDDET-PB em 2023 na Rede Estadual é um exemplo concreto do impacto positivo dos recursos no fortalecimento da educação técnica, sinalizando avanços significativos na formação dos alunos e na infraestrutura das escolas. Carlos Henrique dos Santos Lima, do 2⁰ ano do Ensino Médio Técnico em Agroecologia, é um dos beneficiados pelo programa. “Eu resolvi fazer o curso técnico em Agroecologia porque meus pais são agricultores familiares. Hoje, eu já ajudo no sítio, mostro novas técnicas, novas formas de plantio, novas formas de manejo, ensino novas formas de defensivos sem ser químicos, a relação harmônica com a natureza, entre muitas coisas novas. O investimento no ensino técnico proporciona isso para nós estudantes. Eu entrei para o curso sem pensar que era o que eu queria e hoje não consigo mais viver sem. Quando terminar o técnico, eu quero fazer o Ensino Superior, me especializar de fato em Agroecologia. E tudo isso é graças a esse apoio constante”.