Governo investe em Atendimento Educacional Especializado

Roraima

04.03.2022

Dentro da perspectiva da Educação Inclusiva, o Governo de Roraima segue investindo para proporcionar um ambiente de aprendizado melhor a cada dia.

Segundo dados do Censo Escolar, a Rede Estadual de Ensino atende 1.692 estudantes na Educação Especial, ou seja, estudantes que apresentam deficiência auditiva, visual, múltipla, intelectual, física, além de transtornos globais do desenvolvimento, espectros do autismo e altas habilidades/superdotação.

“Nos preocupamos em oferecer uma educação de qualidade a todos e a educação especial possui necessidades diferenciadas que precisam de atendimento específico. Por isso, entre diversos investimentos, adquirimos  580 mesas para alunos cadeirantes. Elas se adaptam melhor às cadeiras de rodas e assim os estudantes podem ter melhor proveito nas atividades em sala de aula”, destacou Antonio Denarium, governador de Roraima.

Outra ação importante é a realização de processos seletivos para a contratação de profissionais como intérpretes de Libras (já em fase de contratação) e cuidadores de alunos (que está com inscrições abertas) para atuarem nas escolas da rede, fortalecendo o AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Na rede estadual, os estudantes da educação especial são atendidos nas SRM (Salas de Recursos Multifuncionais), que são espaços equipados com material diferenciado, como jogos pedagógicos adaptados, blocos de montagem, material dourado, computador de mesa, notebook, materiais para desenvolver as atividades da vida diária, entre outros. Na capital, 54 escolas possuem Salas de Recursos Multifuncionais e no interior, 30.

No dia 25 fevereiro o Colégio Estadual Militarizado Maria Mariselma, em Mucajaí, recebeu vários materiais pedagógicos para implementação da SRM da instituição de ensino. Uma equipe da Divisão de Educação Especial da Seed esteve na unidade para a entrega dos materiais.

“O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, tem investido bastante no sentido de garantir o convívio dessas crianças no ambiente escolar comum. Na verdade, a educação inclusiva diz respeito a todos, ou seja: todos nós somos responsáveis para que a inclusão de fato aconteça tanto no ambiente escolar, quanto na comunidade como um todo”, destacou Maria Aparecida Oliveira, diretora do Departamento de Políticas Educacionais da Seed (Secretaria de Educação e Desporto).

Salas de Recursos Multifuncionais serão equipadas

E os investimentos não param. Está em processo licitatório na Seed a aquisição de materiais pedagógicos para equipar as Salas de Recursos Multifuncionais com alfabeto braille, alfabeto móvel e sílabas, bola para futebol com guizo, kit de lupas manuais, dominó de animais em Língua de Sinais, dominó com textura, papel para escrita braile, entre outros. Os recursos na ordem de R$ 197 mil são do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). 

Além disso, as escolas da rede estadual também são contempladas com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), por meio do PDDE Acessibilidade. São recursos específicos que vão direto para a escola, por meio das contas das APM’s (Associação de Pais e Mestres), para investimento em acessibilidade e adaptações no ambiente escolar, além da aquisição de materiais e equipamentos destinados ao fomento da educação inclusiva.

Em 2020 e 2021, doze escolas estaduais receberam juntas, a ordem de R$ 131 mil reais. Os recursos destinados para cada escola podem ser acompanhados por meio do aplicativo ‘Clique Escola’, disponível para download nas lojas de aplicativo.

Centros Especializados

Também voltado ao público alvo da Educação Especial, o Governo de Roraima conta com sete Centros de Educação Especializados. Os Centros administrados pela Seed, disponibilizam atendimentos específicos para estudantes da rede e também para a comunidade em geral.

São eles: CADAHS (Centro de Atividades e Desenvolvimento de Altas Habilidades/Superdotação), CAS (Centro Estadual de Atendimento a Pessoas com Surdez) CAP-DV (Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais) CAE/BV (Centro de Atendimento Educacional Especializado de Boa Vista), CEEP (Centro Estadual de Estimulação Precoce).

Ainda: o Centro Estadual de Atendimento Educacional Especializado Denise Messias Santos, localizado em Caracaraí e o Cequo (Centro Estadual de Equoterapia Thiago Vidal Magalhães Pinheiro), localizado no Parque de Exposições Dandãezinho, na BR-174 que funciona por meio de gestão compartilhada com outras secretarias e órgãos do Governo.

Por Mágida Azulay Khatab