Governo inicia entrega das novas carteiras escolares por Rorainópolis

Roraima

17.01.2020

Por Mágida Azulay Khatab

Fotos: Secom 

Na quinta-feira, dia 16, o governador Antonio Denarium fez a entrega de 600 novas carteiras escolares para a Escola de Ensino Médio em Tempo Integral José de Alencar, em Rorainópolis, Sul do Estado. A ação, que marcou o início da primeira fase da distribuição de carteiras, contou com a presença da secretária de Educação e Desporto Leila Perussolo e do secretário Adjunto da Educação Básica Semaias Alexandre, além dos senadores Mecias de Jesus e Telmário Mota.

Com recursos do Programa EMTI (Ensino Médio em Tempo Integral), foram adquiridas 1.500 carteiras. A escola José de Alencar foi a primeira escola a receber o material e as outras quatro escolas EMTI deverão receber as carteiras até o final desse mês.

 "O Governo do Estado está adquirindo mais de 60 mil carteiras escolares com recursos próprios e com emendas de parlamentares federais. Neste momento estamos substituindo as primeiras 600 carteiras na Escola José de Alencar", disse o governador Antonio Denarium.

As carteiras são ergométricas, acomodam melhor o corpo e proporcionam mais conforto aos estudantes que passam o dia na Escola de Tempo Integral.  O estudante Saulo Soares, do 2° ano disse que "alguns alunos até desistiram de estudar por ter que passar o dia todo sentado nas antigas carteiras de madeira e que agora as novas carteiras vão trazer mais conforto".

 "Há muito tempo estávamos esperando essas carteiras. Com certeza vai trazer mais conforto e facilitar a nossa vida", disse o estudante Saulo.

A gestora da unidade de ensino Maurenir Rodrigues disse que este é o início de muitas melhorias que estão por vir e que o Ensino Integral está dando certo no Estado. "Não são apenas carteiras novas que estão chegando. Essa ação representa muito pra gente. Estou muito feliz e isso é só o começo e mostra que o ensino integral está dando certo no Estado", complementou Maurenir.

Em Roraima existem cinco escolas de Ensino Médio em Tempo Integral sendo duas em Boa Vista (Maria das Dores Brasil e América Sarmento), uma em Mucajaí (Padre José Monticone), uma em Caracaraí (José Vieira de Sales Guerra) e a Escola de José de Alencar em Rorainópolis. Juntas as unidades de ensino atendem 1.446 alunos.

Todas essas escolas receberão mobiliários e equipamentos. Já foram adquiridos armários para cozinha, para arquivo e para vestiário. Além disso, serão comprados material permanente para laboratórios didáticos, móveis de ciências naturais e equipamentos eletrônicos e permanentes para o laboratório de informática.

 INFRAESTRUTURA ESCOLAR SERÁ MELHORADA

As ações do Governo de Roraima para melhorar a educação não param. Estão previstas algumas construções em 2020: Escola Estadual Maria das Dores Brasil, em Boa Vista, e para a Escola José de Alencar, em Rorainópolis. Essas unidades ganharão estrutura de almoxarifado, área de serviço, um laboratório e uma quadra esportiva com vestiário.

Já para a Escola José Vieira de Sales Guerra, em Caracaraí e Padre José Monticone, em Mucajaí, estão previstas a construção de vestiários com acessibilidade.

E para a Escola Estadual América Sarmento, em Boa Vista, será construído um refeitório com copa anexa, uma sala de descanso, e dois vestiários.

 "A Escola em Tempo Integral tem um formato diferente que potencializa o desenvolvimento integral do aluno. E essas escolas necessitam de um projeto arquitetônico diferenciado e também acomodações confortáveis. Hoje o Governo do Estado com muito empenho está entregando na Escola José de Alencar as primeiras 600 carteiras, inclusive carteiras para canhotos. Para 2020 teremos mais melhorias e investimentos na Educação", destacou Leila Perussolo.

 MAIS MOBILIÁRIOS PARA A REDE

Além das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, o Governo do Estado de Roraima por meio da Seed também adquiriu outros itens mobiliários para atender as escolas da rede estadual de ensino da Capital, interior e áreas indígenas.

Entre os itens adquiridos estão 15 mil carteiras escolares, 580 mesas para atendimento a alunos cadeirantes, 1.500 mesas para refeitório 2.500 cadeiras para professores e para as dependências administrativas das escolas.

Os itens mobiliários adquiridos começaram a chegar na última segunda-feira, 06, e estão sendo entregues no Ginásio Hélio Campos, onde serão conferidos, montados e depois distribuídos nas unidades de ensino. Em breve será aberto outro processo licitatório para comprar mais 40 mil carteiras com recursos de emendas de parlamentares federais.