Governo homenageia professores-autores e leitores críticos do Programa Criança Alfabetizada

Amapá

30.03.2022

O Governo do Amapá realizou nesta terça-feira, 29, uma homenagem para os 19 professores-autores e 13 leitores críticos dos livros didáticos do 4º e 5º ano do ensino fundamental do Programa Criança Alfabetizada. O material educacional regionalizado foi produzido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), em parceria com a Associação Nova Escola, durante a pandemia.

Os homenageados ganharam placas de reconhecimento e kits dos livros didáticos. A equipe gestora da Seed agradeceu aos profissionais por terem aceitado o desafio de construir o material educacional que tem a vivência e a cultura do povo amapaense. Com a entrega dos livros do 4º e 5º ano, o material didático regionalizado para os anos iniciais do ensino fundamental do Amapá está completo.

A professora-autora Márcia Galindo comentou que é professora e servidora pública efetiva há mais de 28 anos e já passou por outras formações e consultorias para a alfabetização. No entanto, participar da construção dos livros didáticos do Amapá foi uma experiência transformadora.

“O processo é árduo, mas olha como foi importante para a gente ser selecionado. Esses autores que estão aqui são a força do Amapá pela alfabetização na idade certa”, disse ela.

O leitor crítico Helton Ribeiro lembrou que foram noites de leituras e fins de semana voltados para concluir os livros.

“Trabalhamos muito para construir nossas práticas pedagógicas para que alcance do estudante ao gestor escolar. Tudo isso para alcançar nosso objetivo que é alfabetizar nossas crianças”, afirmou.

A secretária de Estado da Educação, Goreth Sousa, pontuou que o Programa Criança Alfabetizada é um dos mais importantes da política educacional e, com o material didático, será possível alavancar na alfabetização das crianças amapaenses.

Material didático regionalizado
O material didático é uma das ações do Programa Criança Alfabetizada, desenvolvido pelo Governo do Amapá, em parceria com os 16 municípios amapaenses. O programa conta com apoio técnico da Fundação Lemann, Instituto Natura e Associação Bem Comum.

Os livros regionalizados traduzem a teoria de Paulo Freire, que integra a leitura da palavra à leitura do mundo, ou seja, antes da criança ler a palavra ela lê o mundo ao seu redor. Portanto, a alfabetização se torna mais efetiva quando ela é aplicada a partir do contexto e experiências de vida de cada sujeito, com sua cultura, suas memórias e seus saberes.

Este ano, 75 mil kits pedagógicos estão sendo distribuídos para estudantes e professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual. O investimento feito pelo governo nos livros didáticos somam mais de R$4 milhões.

Por: Caroline Mesquita