Governo Gaúcho anuncia medidas para a Educação no Dia do Professor

Gestão

16.10.2015

O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e o secretário de Educação, Vieira da Cunha, assinaram nesta quinta-feira uma portaria que prorroga o concurso do magistério por mais dois anos, a contar do final deste mês, e um decreto que institui força tarefa para coordenar e providenciar a avaliação das condições físicas, a elaboração de projetos e a reforma das escolas estaduais. Os atos foram firmados durante a solenidade em Homenagem ao Dia do Professor no Palácio Piratini.

Na cerimônia, também foi assinada a regulamentação da lei que cria o programa estadual "Escola Melhor: Sociedade melhor". A lei, sancionada pelo governador José Ivo Sartori e publicada no Diário Oficial no dia 16 de setembro, incentiva pessoas físicas e jurídicas a se tornarem parceiras do Poder Público, estimulando a cooperação e a solidariedade para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública estadual.

"O professor, que dedica sua vida a ensinar e formar cidadãos, é o maior agente de transformação da sociedade", afirmou Sartori, que é professor. O governador disse que a docência exige atualização constante e principalmente, a capacidade de lidar com as questões sociais. "Por isto, temos que educar para a não violência e para a cultura da paz".

E completou: "Ninguém avança sozinho. Nem professor, nem aluno, A gente avança junto. Educação gera emprego, emprego gera dignidade e dignidade cria cidadãos melhores".

Inovação

Mais de 80 mil usuários, entre eles os 75.764 professores das 2.558 escolas da rede estadual, já estão cadastrados no Educom Tchê, lançado no Palácio Piratini. O portal é um ambiente virtual onde os docentes podem compartilhar idéias, planos de aula, vídeos, fotos entre outros conteúdos interessantes. "O objetivo desta ferramenta é estimular e facilitar a transmissão de práticas exitosas", afirmou Vieira.

O endereço do portal é educomtche.educacao.rs.gov.br (Copie e cole o link no navegador para acessar). Os professores só precisam acessar a página, fazer o login e seguir as orientações ali descritas para o pleno uso das ferramentas. Vieira afirmou ainda que mais de 10 mil docentes da rede foram capacitados para usar o Educom Tchê.

Homenagem

Os dois professores com maior tempo de docência e que ainda estão em atividade na rede estadual foram homenageados durante a solenidade. A professora Elza Barreto Kraemer, do Colégio Waldemar Amoretty Machado, de Bagé, não pode comparecer a cerimônia e foi representada pela diretora da escola Eunice Vaghetti. Elza dedica quase 45 anos de sua vida ao ensino.

Há 45 anos lecionando diversas disciplinas, o professor Nery Antônio Pinto Gonçalves, da Escola XV de Novembro, de São Gabriel, recebeu a distinção do governador José Ivo Sartori e do secretário Vieira da Cunha.