Governo firma parceria com MEC para auxiliar gestores da educação na captação de recursos

Paraíba

18.03.2015

O governador Ricardo Coutinho recebeu o presidente do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), Antônio Idilvan Alencar, em audiência, na noite dessa quinta-feira (5), na Granja Santana, que teve também a presença do secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade. Na ocasião, foi firmada parceria que prevê auxiliar os prefeitos e os gestores educacionais a captarem mais recursos dos programas do FNDE, através do projeto Balcão de Atendimento, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria de Estado da Educação.

De acordo com o presidente do FNDE, Antônio Idelvan, a proposta do projeto é montar uma estrutura para que, durante três dias no mês de abril, os técnicos do Fundo Nacional possam orientar e tirar dúvidas dos gestores na captação dos recursos para programas como merenda escolar, transporte escolar, livros didáticos, construção de creches e escolas. “Vamos auxiliar os municípios no preenchimento do Plano de Ação Articulada (PAA) através do qual as escolas pedem equipamentos, reformas e apresentam a prestação de contas”.

O governador Ricardo Coutinho afirmou que esta será uma ação importante para toda a rede estadual e municipal e para os gestores de educação, até porque existem muitos programas e recursos e as prefeituras precisam cumprir várias exigências burocráticas.

Escolas Técnicas - Ricardo também aproveitou o encontro e reforçou a solicitação para a liberação de mais dez escolas técnicas estaduais nos municípios. Ele fez uma avaliação positiva do funcionamento das escolas de Bayeux e Mamanguape e ressaltou que o plano do Estado é interiorizar a formação técnica de acordo com as vocações econômicas dos municípios.

O secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, destacou a importância desta ação integrada entre Estado, MEC e municípios para a convergência de ações e esforços no sentido de melhorar a qualidade da educação como um todo. Aléssio adiantou que pretende colocar no plano de ação deste ano a construção de novas escolas, reformas, a continuidade na construção de novas escolas técnicas e o apoio tecnológico para um ensino efetivo e que prepare os estudantes para um mercado competitivo.