Educação do Pará entrega instrumentos musicais para alunos de escola estadual

Pará

09.03.2023

Na agenda de trabalho em Gurupá, no Arquipélago do Marajó, nesta quarta-feira (08), o governador Helder Barbalho entregou kits escolares e instrumentos musicais para a Escola Estadual de Ensino Médio Marcílio Dias, única escola do Estado no município, com 1.380 alunos. Os instrumentos são fornecidos às unidades educacionais para desenvolver o Projeto "Música na Escola”, uma iniciativa do governo, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

“Esses equipamentos são importantes para proporcionar que os estudantes entrem em contato com a música e possam desenvolver novas habilidades. Aproveito o momento aqui para dizer que também vamos viabilizar a reforma da Escola Estadual da cidade, por isso estou pedindo para nossa diretora procurar o secretário de Educação, Rossieli Soares, para viabilizar isso”, informou o governador Helder Barbalho.

Segundo a aluna Jéssica Lopes da Silva, do 1° ano do ensino médio, os kits são um incentivo aos estudos, fortalecendo a educação que pode transformar sua vida. “Venho de uma família muito simples. Meus pais tiveram muita dificuldade pra comprar meus materiais, e material novo é bom para reforçar o aprendizado. Ainda não sei tocar instrumentos, mas com esses equipamentos me deu mais vontade de aprender a tocar violão. É uma oportunidade”, disse a estudante, que pretende cursar Direito.

Gestora da escola, Maria da Conceição Gonçalves recebeu o material de apoio para as aulas tradicionais e a musicalização, instrumentos que serão destinados à banda de música da unidade de ensino. “Para nós é de grande importância, porque vai enriquecer o conhecimento e ensinamento do aluno. A vinda do governador aqui é de grande valor. A escola está de braços abertos para recebê-lo. É um incentivo para nossos alunos, e todos saem ganhando”, garantiu Maria da Conceição Gonçalves.

Instrumentos - Cada kit de banda é composto por nove tipos de instrumentos. São quatro trompetes em Si bemol; quatro trombones de marcha em Si bemol; uma trompa de marcha em Si bemol; um euphonium em Si bemol; uma tuba ¾ em Si bemol; uma caixa tenor de marcha com colete; um bumbo de marcha com colete; um par de pratos 14” e 14 estantes de partitura.

“Em nome de todos os alunos da 'Marcílio Dias' venho agradecer. Estamos gratos e felizes por estarmos sendo contemplados com esses materiais da banda, e escolares. Está sendo ótimo estudar aqui. O ensino é muito bom. Os professores são maravilhosos e acolhedores, e isso é muito importante para nós, alunos”, agradeceu a estudante Ana Gabrieli Vasconcelos, do 1° ano do ensino médio.

Essa é a primeira entrega de kits de instrumentos musicais deste ano. No final de 2022 foram entregues kits a 48 escolas, durante cerimônia no Centro de Eventos Ismael Nery (Centur), em Belém.

 

Texto: Sâmia Maffra / Ascom Seduc

Foto: Rodrigo Pinheiro / Agência Pará