Governo entrega duas escolas reformadas e fortalece o ensino integral

Rio Grande do Norte

30.01.2020

O ano letivo 2020 terá mais conforto, segurança e acessibilidade, novas salas de aulas, laboratórios, cozinhas, refeitórios e quadras poliesportivas cobertas para educadores e alunos das escolas estaduais de tempo integral Tristão de Barros e Ester Galvão, em Currais Novos (RN). Os dois prédios, entregues oficialmente nesta quarta-feira (29) pela governadora Fátima Bezerra à Secretaria da Educação, da Cultura do Esporte e do Lazer (SEEC), foram reformados, ampliados e equipados pelo Governo do Estado, com recursos do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão –, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial. Os investimentos passaram de R$ 7 milhões.

“Estou muito feliz de ver que a minha escola se transformou nessa coisa linda”, dizia, entre lágrimas, Francisca de Assis de Medeiros, a dona Diá, que por mais de três décadas preparou a merenda dos alunos da Tristão de Barros. Aos 72 anos, a aposentada percorreu todas as dependências do prédio, ao lado da governadora. “Essa é uma importante conquista para a população de Currais Novos e mais um exemplo da firmeza do nosso compromisso com o ensino de tempo integral e com a educação pública de qualidade”, acentuou Fátima.

O secretário de Gestão de Projetos e Metas, Fernando Mineiro, coordenador do Governo Cidadão, destacou a eficiência das equipes técnicas do projeto e da empresa executora, que conseguiram solucionar os entraves legados pela gestão anterior, assegurando a realização do ano letivo já na nova estrutura. “Havia problema de projeto, problema de planilha, mas conseguimos destravar tudo e cumprir a determinação da governadora, de garantir a reabertura da escola, com essa beleza de estrutura que nós estamos vemos, já para este ano”, afirmou.

O gestor da Tristão de Barros, professor Jaire Freitas, acredita que a reforma vai turbinar o padrão pedagógico da escola, que já é um referencial de excelência no Seridó, no ensino médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A cada temporada de matrícula, as 400 vagas atraem o dobro de candidatos. “O sentimento da comunidade é de gratidão. Com esses investimentos, nossos alunos vão decolar ainda mais”, disse.

Ester Galvão

A Escola Estadual Ester Galvão oferece ensino fundamental em tempo integral, com 125 vagas. Antes da ampliação, eram apenas duas salas; agora são cinco. O investimento do Governo do Estado, por meio da SEEC, assegurou ainda nova quadra poliesportiva coberta, acessibilidade e caixas para armazenar 20 mil litros de água, resolvendo um problema crônico. A diretoria Nivânia dos Santos, que acompanhou a governadora durante a vistoria, disse que a escola “nunca recebeu investimento semelhante em trinta e cinco anos de funcionamento. Estamos com a esperança renovada e com as melhores expectativas para trazer melhores resultados”.

Os prédios foram entregues formalmente ao subsecretário Marcos Lael, que representou o secretário estadual da Educação, da Cultura, do Esporte do Lazer, Getúlio Marques. A liberação para o início do ano letivo depende apenas da emissão de “habite-se” pelo Corpo de Bombeiros e da instalação pela SEEC do mobiliário, aparelhos de ar refrigerado e equipamentos pedagógicos. Também participaram das vistorias o prefeito Odon Júnior e vereadores de Currais Novos; o deputado estadual Francisco Medeiros; funcionários do Governo Cidadão; e moradores dos bairros onde estão as escolas.