Governo empossa 113 novos professores aprovados em concurso para reforçar a educação estadual

Roraima

10.02.2023

“A expectativa é grande porque um professor sonha ser concursado da rede estadual. É um sonho realizado”.

Esse foi o depoimento da professora de Geografia Selma Pacheco, que está entre os 131 professores que foram convocados para tomar posse nesta quinta-feira, 9, no concurso público para professor da Educação Básica estadual, promovido pelo Governo de Roraima.

Do total de convocados, 113 apresentaram-se aptos para tomar posse como docentes da Seed (Secretaria de Educação e Desporto). A cerimônia ocorreu pela manhã no auditório do CBMRR (Corpo de Bombeiro Militar de Roraima). Estiveram presentes o vice-governador de Roraima Edilson Damião, e o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita.

 

Também participaram do evento o secretário da Segad (Secretaria de Gestão Estratégica e Administração), Anselmo Menezes, o subcomandante do CBMRR, Coronel Gewrly Batista e o deputado estadual Marcelo Cabral, entre outras autoridades e servidores do governo.

 

“É um momento de felicidade para o Governo de Roraima que está ajudando a educação do Estado a crescer. Já são mais de 600 convocados, fora os professores indígenas, que já somam mais de 500 professores. A educação é o pilar do Estado”, destacou o vice-governador Edilson Damião, que na ocasião representou o governador Antonio Denarium no evento.

 

SEXTA CONVOCAÇÃO

Esta é a sexta convocação do concurso público do Magistério da Educação Básica, e a rede estadual de ensino passa a contar com mais de 700 novos professores no quadro efetivo. Os docentes vão reforçar o atendimento educacional nas escolas da capital e do interior de Roraima.

A professora Franciele Soares França, do componente curricular Língua Espanhola, vai atuar em Boa Vista. Professora há 12 anos em São Paulo, viu em Roraima uma oportunidade para recomeçar a vida em um Estado que lhe ofereça segurança social e financeira.

“Eu tentei o concurso público em Roraima por uma questão de escolha e oportunidade. Eu poderia ter escolhido continuar em São Paulo. Eu preferi vir para cá pelo lado financeiro, por ser um lugar bom para criar os

filhos, pela liberdade que aqui temos e lá não tem por causa da violência. Então o lado familiar e profissional pesou para a minha decisão”, justificou a professora.

PROGRESSÕES E CONVOCAÇÃO

Durante a cerimônia, o secretário de Educação e Desporto, Nonato Mesquita, afirmou ainda que o governador Antonio Denarium já autorizou o pagamento das progressões horizontais, e em breve dará posse a mais 174 professores indígenas.

“Ainda há muito a ser feito, mas tivemos avanços na Educação. O governador determinou a conclusão das obras de escolas em andamento e a reforma de mais 100 unidades, além da previsão de cursos de

Mestrado e Doutorado para os docentes”, ressaltou o secretário Nonato.

Mesquita lembrou ainda que a Seed tem feito um trabalho a várias mãos para que as demandas existentes na pasta sejam cumpridas rigorosamente conforme a determinação do governador.

 LOTAÇÃO IMEDIATA

A lotação dos professores para atuação em sala de aula será imediata e ocorrerá nesta sexta, 10, e no sábado, 11, no DRH (Departamento de Recursos Humanos) da Seed, localizada na rua Barão do Rio Branco, n° 1.495, Centro.

O atendimento aos professores se dará por ordem de classificação. Às 8h da manhã as senhas serão distribuídas. Na sexta-feira, 10, serão atendidos os professores que atuarão nas escolas do interior.

No mesmo dia serão atendidos os professores de Língua Espanhola e Língua Portuguesa da capital. No sábado, 11, serão atendidos os demais professores da capital, na mesma hora e local

Por Layse Menezes

Fotos ASCOM - SEED