Governo do Tocantins realiza 1º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral

Tocantins

22.08.2024

Com o objetivo de apresentar as potencialidades da oferta do Ensino Médio Integral na formação acadêmica para a vida dos estudantes, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Sonho Grande, realizou nesta quinta-feira, 22, o 1º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral, em Palmas.

O evento, que reúne superintendentes, diretores e gerentes da educação do Tocantins, discute estratégias sobre a implementação da educação em tempo integral no país e o fortalecimento da discussão técnica sobre a expansão da política de tempo integral nos estados.

O secretário-executivo da Seduc, Edinho Fernandes, reforçou que o Ensino Integral é uma das principais políticas do Governo do Tocantins. “Essa é uma das mais importantes políticas que desenvolvemos na Educação. Vamos aproveitar o direcionamento do Governo Federal para que essa política seja implementada de forma mais abrangente no nosso estado. Esse alinhamento que está acontecendo aqui é muito importante para que tudo isso aconteça”, completou.

O diretor de Educação Integral e Jornada Ampliada da Seduc, Leandro Vieira, destacou que a ampliação do Ensino Integral no Tocantins depende da mobilização dos educadores e da comunidade local. “O ensino em tempo integral no estado é muito necessário, mas antes disso precisamos mobilizar as escolas, os alunos e a comunidade para que entendam a importância dessa política educacional”, pontuou.

Palestra sobre Ensino Integral

Professora de Biologia com mais de 20 anos de experiência na educação e gestão pública, a consultora pedagógica do Instituto Sonho Grande, Maria Medeiros, ministrou palestra com o tema “Educação Integral em Tempo Integral: A Escola que Prepara o Jovem Para Vida”. 

A palestrante destacou a importância do Ensino Integral para a formação dos estudantes. “Ampliar essa modalidade de ensino é também dar oportunidade aos estudantes do Tocantins. As melhores oportunidades são as educativas, porque preparam as pessoas para fazerem suas próprias escolhas. Com educação a gente planta vida na vida dos estudantes”, completou.

Bate-papo com estudantes do Ensino Integral

O diretor Leandro Vieira ainda conduziu um bate-papo com a estudante Clara Cristine Souza da Silva, 17 anos, presidente do Grêmio Estudantil da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, e com Charles Lopes Furini, 18 anos, egresso e ex-presidente do grêmio da mesma unidade escolar. Na oportunidade, os estudantes contaram suas experiências como alunos protagonistas em uma escola de tempo integral.

“O que mais me impressionou aqui foi o esporte, além do ensino em si. Na Escola de Tempo Integral consegui enxergar que a educação em todos os âmbitos é muito importante. Muito mais do que sala de aula, a escola permite que tenhamos um exercício de cidadania”, pontuou a estudante Clara.

Charles, que agora é aluno do curso de sistemas na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), lembrou que a vivência como aluno protagonista possibilitou que ele tivesse uma atuação mais exitosa na universidade. “Eu sou uma pessoa muito tímida, mas a experiência como presidente do Grêmio Estudantil me fez desenvolver melhor a minha comunicação e me articular melhor. Os aprendizados que tive na escola me permitem contribuir mais com a minha universidade hoje”, concluiu.

Dados do Ensino Integral no Tocantins

O líder de operações do Instituto Sonho Grande, João Luiz Francisco, apresentou o panorama da educação integral no Tocantins, que atualmente está implementado em 86 escolas, o que representa 18% das unidades escolares do estado.

“Além desses dados, eu destaco que, de acordo com o Ideb 2023, o Tocantins ocupa a primeira colocação no Ensino Médio Integral na região Norte e é o segundo no Brasil”, destacou João Luiz Francisco.

Instituto Sonho Grande

O Instituto Sonho Grande (ISG) é uma organização sem fins lucrativos e apartidária que trabalha em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas.

O ISG dá suporte às secretarias de educação na implementação e expansão do Ensino Médio Integral com revisão de governança e aplicação de ferramentas, o que otimiza processos, facilita o planejamento logístico e de infraestrutura, além de proporcionar o uso mais eficiente dos recursos públicos.

 

Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins