Tocantins
26.06.2024O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realiza nesta quarta e quinta-feira, 26 e 27, no Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas, o I Encontro Presencial Pedagógico Formativo da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo é capacitar os assessores pedagógicos e técnicos da diversidade das 13 Superintendências Regionais de Educação (SREs) para cumprir com as metas referentes à modalidade.
A programação conta com oficinas pedagógicas sobre procedimentos técnicos e metodológicos constitutivos à Educação de Jovens e Adultos, estudo de documentos orientadores (guia orientador, estrutura curricular combinada para a EJA), além de mesa-redonda com troca de experiências entre os profissionais.
A diretora de Modalidades Educacionais da Seduc, Rosângela Ribeiro, enfatiza que a formação é um momento de crescimento e de socialização das práticas. “É a partir de formações como esta que aprimoramos as equipes, porque se unem para novas estratégias e metodologias para aplicar dentro da unidade escolar. O grande objetivo é que tenhamos acesso e permanência com qualidade dos estudantes na escola. Já avançamos muito, isso é observado pelas metas atingidas, e cada vez mais estamos conseguindo possibilitar uma educação assertiva e inclusiva”.
“Estamos felizes porque é uma oportunidade de discutir políticas públicas para melhorar esta modalidade que é tão importante, e nesta formação temos condições de planejar e alinhar teoria à prática; além de fortalecer ainda mais o trabalho na própria escola”, destacou a técnica da Diversidade EJA, Campo e Prisional, da SRE de Araguatins, Marina Resplandes da Costa.
A gerente da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Lorena Santos da Silva, enfatiza que o encontro formativo é uma excelente oportunidade para o profissional que atua na modalidade EJA. “Oportunizamos este momento e está sendo muito produtivo para enriquecer a carreira dos participantes, aprofundar conhecimentos específicos e aprimorar habilidades para atuar num contexto cada vez mais exigente quanto à qualificação profissional”, frisou.
O encontro formativo é realizado de forma integrada e articulada com os setores da Secretaria da Educação, contando com a participação da Gerência de Sistematização e Gerenciamento Escolar, da Gerência de Educação Profissional e da Gerência de Desenvolvimento Socioeducacional.
Anne Deise Lopes/ Governo do Tocantins