Tocantins
14.10.2024O governador do Tocantins, Wanderlei Babosa, assinou, na manhã desta segunda-feira, 14, em Palmas, o decreto que instituiu a Política de Bem-Estar do Profissional (PROBEM), da rede estadual de ensino. A cerimônia ocorreu no auditório do Palácio Araguaia José Wilson Siqueira Campos, em Palmas, em alusão ao Dia do Professor.
O PROBEM busca a promoção da saúde integral dos profissionais da educação, de forma a potencializar os fatores de proteção organizacionais, pessoais e sociais para a melhoria do bem-estar, da qualidade de vida e da produtividade no trabalho de maneira humanizada.
Há três eixos principais nessa política de valorização dos servidores como atenção ao bem-estar profissional, envolvendo a percepção de emoções e a satisfação no ambiente de trabalho; valorização dos profissionais da Educação, voltada para o reconhecimento institucional, por meio da implementação de práticas que favoreçam vivências de bem-estar, saúde integral e desenvolvimento pessoal, profissional e relacional; e a qualidade de vida no trabalho, que compreende um conjunto de práticas que integram as condições de trabalho com as necessidades biopsicossociais e culturais dos servidores.
Durante o evento, outras atividades foram promovidas em parceria com instituições para os servidores, como café da manhã, dicas de beleza, vouchers de massoterapia, exame de tipagem sanguínea, aferição de pressão arterial e testes de glicemia.
Um dos pontos do evento foi a palestra “Liderança educacional no século 21: superando desafios e aproveitando oportunidades”, proferida pelo palestrante Rudiney Moreira, do Dale Carnegie Training. “Algumas fontes de trabalho serão substituídas pela Inteligência Artificial, ao contrário do professor que será insubstituível. Saber lidar com pessoas faz a diferença. A empatia, o olhar aos servidores e a procura por melhores condições de trabalho são essenciais. Percebo isso tudo aqui no Tocantins, lidar com a inteligência emocional influencia também na vida dos estudantes”, finalizou.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a importância de cuidar dos servidores. “Temos uma série de medidas a serem tomadas sobre os cuidados com os nossos servidores, para que possamos proporcionar bem-estar em todas as áreas. Que eles sejam bem tratados no seu ambiente de trabalho. Garanto que nenhum servidor será coagido ou assediado. Todos têm o direito de fazer o que é lícito. Por isso minhas decisões são democráticas, e cada um sabe o que deve fazer dentro da legalidade e da vontade de cada um”, destacou o governador.
O secretário de Estado da Educação, professor Fábio Vaz, comentou sobre as vantagens do Programa. “Este é o primeiro programa no Brasil que trata de cuidados para com o professor. E agora com a assinatura desse decreto, vamos implementar essa política do bem-estar. Os dados levantados pela Seduc apontaram que mais de 54% dos professores estão satisfeitos com a carreira, isso mostra que a gestão está acertando. Cuidamos das pessoas por acreditar que isso contribui para a qualidade de vida e melhoria da educação. É um compromisso do governador Wanderlei Barbosa a transformação da vida do professor, melhorar as condições de trabalho”, enfatizou.
A técnica do censo escolar, da Superintendência Regional de Educação de Palmas, Andressa Estefanuto Miyke, comentou sobre o programa. “Trata-se de cuidado com pessoas que trabalham com vida. Para desenvolver bem as ações precisamos estar bem equilibrados, a fim de enfrentar os desafios para alcançar melhor qualidade de vida. É uma proposta excelente para a educação do estado como um todo”, concluiu.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Revisão Textual: Ruthy Soares Borges/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins