Tocantins
13.09.2024O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e Instituto Natura, iniciou nesta sexta-feira, 13, a implementação do aplicativo para Levantamento da Infraestrutura da Rede Escolar (Lire), em Palmas.
O aplicativo será utilizado para a Seduc realizar o levantamento de infraestrutura, bem como o inventário de bens mobiliários de toda a rede de ensino do Estado, para efetivação de planejamentos mais estratégicos.
O trabalho teve início nas escolas estaduais da capital e será expandido, de forma gradativa, para outras unidades escolares do Tocantins. Os gestores escolares, inclusive, já participaram de uma formação a respeito do Lire.
Com a medida, serão evitadas duplicidade de ações direcionadas às mesmas finalidades e processos com objetos de aquisições idênticos ou similares, conforme preconizado pela Lei nº 14.133, de 1 de abril de 2021. E ainda é possível atender à padronização dos produtos e objetos definidos para a rede estadual de ensino.
O cofundador do Lire, Gustavo Martins Domingues, aponta algumas vantagens com a utilização do aplicativo. “Com o apoio dos gestores escolares e técnicos para a realização do levantamento das necessidades das escolas, a Secretaria da Educação poderá tomar decisões, tendo por base os fatos e os dados encontrados nas unidades escolares”, ponderou Gustavo Martins.
O engenheiro civil, Valdemar Pereira da Silva, da Diretoria de Obras da Seduc, confirma a importância da utilização do Lire. “Vamos fazer o mapeamento das escolas, primeiramente na capital, levando posteriormente para todas as outras escolas. Esse mapeamento servirá para que o governo implemente as medidas para a melhoria da qualidade da educação no Estado”, pontuou.
O diretor do Colégio Militar do Tocantins - Unidade I, de Palmas, Goiamar Magalhães Júnior, comentou sobre as vantagens. “Com esse aplicativo, a educação poderá melhorar consideravelmente, visto que ocorrerá a identificação das necessidades de cada escola, o que já está sendo feito em Palmas, estendendo-se o trabalho para todas as unidades escolares do Estado”, enfatizou.
PROFE
A ação faz parte do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe), que visa promover avanços na educação básica pública de todo o Estado, com investimentos em obras, tecnologia, valorização dos servidores, apoio aos municípios, entre outras iniciativas para alavancar os indicadores educacionais.
O Profe é desenvolvido pela Seduc, e a metodologia é dividida em oito eixos norteadores: aprendizagem; educação tecnológica e inovadora; investimentos e infraestrutura; desporto e cultura; educação inclusiva; formação dos profissionais da educação; valorização dos profissionais da educação; e Profe nos municípios.
Edição: Ana Luiza Dias/Governo do Tocantins
Abrão de Sousa/Governo do Tocantins