Governo do Tocantins entrega notebooks nas Superintendências Regionais de Educação de Arraias e Dianópolis

Tocantins

13.03.2024

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou nesta segunda-feira, 11, mais uma etapa da entrega de notebooks do PROFE Digital, ação do Programa de Fortalecimento da Educação (PROFE). Desta vez, os contemplados foram os profissionais das Superintendências Regionais de Educação (SREs) de Arraias e Dianópolis. 

Com investimentos de mais de R$ 49 milhões, a ação visa à ampliação do uso de ferramentas tecnológicas pelos profissionais da rede estadual de ensino. Ao todo, serão entregues 14 mil notebooks aos professores, coordenadores pedagógicos, diretores e orientadores educacionais das 502 unidades escolares.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destaca que o PROFE Digital marca um novo momento na história da educação tocantinense. "Essa iniciativa, parte do Programa de Fortalecimento da Educação, reflete nosso compromisso em promover aprendizagens de qualidade, modernização e acesso à tecnologia nas escolas. Essa entrega de notebooks é apenas o começo de uma jornada que visa capacitar nossos profissionais e proporcionar melhores experiências de ensino-aprendizagem para nossos estudantes". 

Professora da rede estadual há 30 anos, Juciane Dias, de Arraias, relata que esse é um momento de transformação digital. “É um instrumento que vai somar na sala de aula e tanto o professor quanto os estudantes ganham. Vai facilitar o planejamento e vai me dar mais tempo para preparar aulas mais criativas e dinâmicas. A gente percebe que essa nova gestão tem valorizado muito o professor. Nós nos sentimos mais estimulados a dar o nosso melhor”. 

Para o professor recém-concursado, Rhuan Aires de França, da Escola Estadual Coronel Abílio Wolney, de Dianópolis, o notebook para o professor vai ser de suma importância para a autonomia ao elaborar e planejar as atividades. “Nós trabalhamos em sala de aula com as metodologias ativas. São aquelas que estão diretamente ligadas com a questão das redes sociais, da Internet, da tecnologia como um todo. É uma iniciativa muito importante de fomento à tecnologia para a gente conseguir trazer isso para o nosso estudante na sala de aula”.

Próximas entregas

Os notebooks serão entregues em todas as SREs durante o mês de março. No dia 18, a entrega dos equipamentos ocorrerá em Gurupi. Já no dia 19, nas Superintendências de Colinas, Guaraí e Pedro Afonso. 

No dia 20, a ação acontecerá em Araguaína. A última etapa, no dia 26, será realizada a entrega em Araguatins e Tocantinópolis. 

PROFE Digital

Lançado no dia 5 de março, o PROFE Digital é uma ação que integra o Programa de Fortalecimento da Educação, que tem como objetivo promover a melhoria das aprendizagens e da qualidade de ensino, investindo em modernização e tecnologia, permitindo o acesso à conectividade em escolas situadas em regiões de maior vulnerabilidade socioeconômica e de baixo desempenho em indicadores educacionais. 

 

Seduc/Governo do Estado

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins