Governo do Tocantins atende estudantes da rede estadual de ensino e famílias de Cariri com kits de alimentos

Tocantins

30.08.2021

Cláudio Paixão/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou nesta segunda-feira, 30, em Cariri do Tocantins, a entrega de kits de alimentos para os estudantes da rede estadual de ensino do município. Cariri do Tocantins conta com 270 estudantes matriculados no Colégio Estadual Tarso Dutra.

Essa é a terceira etapa da entrega dos kits de alimentos para as famílias da rede estadual da educação. Até agora, nesta etapa, foram entregues mais de 85 mil kits. Só na Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Gurupi, a qual pertence o município de Cariri do Tocantins, serão atendidos 16.704 estudantes até o final desta semana, atendendo toda a Regional.

"É um trabalho contínuo em prol da segurança alimentar dos nossos estudantes e das suas famílias. O governador Mauro Carlesse pensou esta ação como um auxílio neste momento de pandemia, o que tem feito toda a diferença. O olhar da Educação para os estudantes deve ser sempre integral, garantindo que eles tenham condições de aprendizagem, e a alimentação é um item importante nesse sentido", ressaltou a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Beneficiários

A auxiliar de serviços gerais, Raquel Amorim Alves, tem três filhos matriculados no Colégio Estadual Tarso Dutra e também é aluna da unidade de ensino. Ela comemorou o recebimento dos kits. "Muito boa essa ação do governador Mauro Carlesse e da secretária Adriana Aguiar, eu só quero agradecer o Governo do Tocantins por esse cuidado, por esse olhar sensível com os alunos e as famílias. É um momento de muita alegria. Lá em casa, nós somos seis pessoas e só eu trabalho, então esses alimentos fazem muita diferença", pontuou.

A agente comunitária, Marciléia Ribeiro da Rocha, tem uma filha matriculada no 7° ano do ensino fundamental, no Colégio Estadual Tarso Dutra, e, para ela, os kits de alimentos fazem toda a diferença. "Neste tempo de pandemia, as famílias têm passado mais necessidade, pois muitos não têm renda fixa. E é uma forma de não deixar nossos filhos e nós mesmos passarmos dificuldade nesse período. Muita gratidão ao Governo do Tocantins!", agradeceu.

A funcionária pública do município de Cariri do Tocantins, Sônia Araújo da Silva, também tem uma filha na rede estadual de ensino, na 2ª série do ensino médio, ela destacou a importância da iniciativa do Governo. "Eu acho muito importante, pois o custo de vida é muito alto. Mesmo a gente trabalhando, as coisas ainda são difíceis. E quem não trabalha, esse kit ajuda mais ainda. Achei a decisão do Governo do Tocantins muito louvável", comemorou.

Transparência e controle

Os processos referentes às aquisições e aos contratos realizados no contexto da covid-19 estão disponíveis no Portal da Transparência pelo endereço www.transparencia.to.gov.br. Para consultar, acesse na página principal a aba azul - Consulta Contratos Emergenciais -, e a aba verde - Gráficos dos Empenhos e Pagamentos -, e informe-se sobre todos os trâmites.

É importante ressaltar que compras diretas, ou seja, sem licitação, estão autorizadas pela Lei Federal nº 13.979/2020 – de enfrentamento à covid-19, somente para atender à situação emergencial provocada pela pandemia.

Legislações federal e estadual, referentes a este contexto, estão disponíveis para consulta no site da Controladoria-Geral do Estado (CGE-TO) pelo link https://www.cge.to.gov.br/legislacao/legislacao-aplicada-a-covid-19/.