Governo do Tocantins abre 1ª Game Jam no Estado

Tocantins

22.06.2022

Arlete Carvalho/Governo do Tocantins

 

“Quem será o próximo milionário da área de tecnologia?” A pergunta do secretário da Fazenda Júlio Edstron Secundino Santos feita na manhã desta quarta-feira, 22, na abertura da 1ª Game Jam do Estado do Tocantins foi o desafio lançado aos jovens que estão participando da competição de produtos digitais criados por estudantes da rede pública estadual de ensino.

A Game Jam é um projeto do Governo do Tocantins, executado pelas Secretarias da Fazenda (Sefaz) e Educação (Seduc), por meio do Grupo Estadual de Educação Fiscal, que alia Educação Fiscal e desenvolvimento tecnológico. De hoje até a próxima sexta-feira, 24, 26 estudantes representantes das 13 Regionais de Ensino da Seduc, participarão de dinâmicas que estimulam a criatividade; recebendo mentorias e criando produtos digitais como sites, aplicativos e jogos eletrônicos com temáticas de educação fiscal. Eles farão visitas técnicas à Receita Federal e ao Senai. Na parte social terão sessão de cinema e outras atividades.

Segundo a professora Cristiane Pina, representante do secretário da Educação Fábio Vaz na abertura do evento, a realização da Game Jam é um passo importante no processo de gamificação do ambiente escolar. “A escola está se reinventando e pegando o que tem de melhor para inovar a educação, e os jogos vem como uma grande ferramenta para atrair os jovens e estimular o processo de produção tecnológica e aprendizagens das diversas disciplinas”, disse.

A professora afirmou ainda que a participação de 261 escolas na etapa preliminar da Game Jam demonstra o interesse dos jovens pela área tecnológica e como isto pode ser aproveitado para o desenvolvimento de futuros projetos.

Para o secretário da Fazenda, da 1ª Game Jam podem surgir bons profissionais, mão de obra que poderá ser absorvida pelo próprio Governo do Tocantins. “Se tivéssemos mil jovens voltados à tecnologia, esses mil jovens estariam na administração pública tocantinense”, ilustrou.

Nessa 1ª Game Jam, os estudantes com a mentoria de técnicos da Seduc vão criar produtos exclusivos para incentivar o crescimento da Educação Fiscal no Estado. “Educação Fiscal são comportamentos de cidadania, que vão do simples respeitar uma fila até a participação na administração pública com atitudes de fiscalização da boa aplicação dos recursos públicos”, explica a coordenadora do Grupo de Educação Fiscal, Andreia Gomes Feitosa.