Governo do RN empossa 1.150 gestores escolares para o triênio 2020-2022

Rio Grande do Norte

17.12.2019

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte empossou 1.150 diretores e vice-diretores de mais de 500 escolas estaduais de todo o Rio Grande do Norte. A solenidade de posse aconteceu  durante a abertura do Seminário de Posse e Integração de Gestores Escolares 2020, realizado no último dia 11, com a presença da governadora Fátima Bezerra e do vice-governador Antenor Roberto.

Aos iniciar suas palavras, Fátima destacou a alegria em participar do evento. “Eu quero dizer que esse momento tem um simbolismo muito grande. A todo momento as lembranças estão vindo à minha memória. Sou lotada na Escola José Sotero, que foi a primeira a lutar por eleições diretas”, proferiu a governadora, professora por formação.

Essa foi a primeira eleição geral na qual a comunidade escolar de todo o Rio Grande do Norte elegeu, em novembro deste ano, gestores de forma democrática e direta. A novidade deste ano também é que os mandatos foram estendidos, passando de dois para três anos. Os novos empossados irão assumir o triênio 2020-2022.

“Quem diria que, hoje, eu estaria como governadora dando posse a vocês? Vocês são uns heróis”, com estas palavras Fátima falou do esforço que vem fazendo em prol da educação do nosso estado, principalmente no que se refere ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). A chefe do Executivo Estadual se reuniu, na capital federal, com Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia para dialogar sobre as tratativas de aprovação da Proposta da Emenda Constitucional (PEC 15), que trata do novo Fundeb.

Ainda falando sobre pleitear ações para melhoria da categoria, Fátima disse: “Eu não posso garantir, mas vou fazer todo esforço para que, até 2022, a gente dê uma melhorada nas gratificações de vocês”, disse Fátima aos novos gestores empossados. “Isso é uma forma de reconhecimento”, concluiu.

O Seminário foi organizado pelas coordenadorias dos Órgãos Regionais de Educação (Core) e de Desenvolvimento Escolar (Codese), com o apoio o Instituto Unibanco, e faz parte do Plano de Formação Continuada dos Gestores, iniciativa da Seec que visa, por meio de formações, capacitar seus gestores no que se refere à sua atuação nos âmbitos administrativo, político e pedagógico, a fim de que se pratique uma gestão democrática do ensino. Durante o evento também será realizado o lançamento da Jornada Pedagógica 2020, que visa o planejamento das ações relativas à Educação para o próximo ano. 

O Secretário Estadual de Educação, Getúlio Marques, tratou o evento como um momento simbólico para o Rio Grande do Norte. “Os desafios não são maiores do que a determinação da nossa equipe em entregar para o nosso estado uma educação de qualidade. Todos nós estaremos unidos para dar à rede estadual de educação os resultados desejados. Tenho certeza que esse é um novo tempo para a educação do RN”, proferiu o também professor.

Além dos citados, também estavam presentes a Secretária Adjunta de Educação, Márcia Gurgel, o subsecretário de Esporte e Lazer, Canindé de França, de sindicatos da categoria, das 16 Diretorias de Regional de Educação e Cultura (Direc), além de representantes de Conselhos Municipais de Educação, do Instituto Unibanco e de educadores da rede estadual de ensino.