Governo do Rio Grande do Norte entrega reforma de escola estadual em Natal

Rio Grande do Norte

11.11.2024

No coração do histórico bairro das Rocas, a Escola Estadual Padre Monte celebra 60 anos de história, destacando-se como uma das unidades de ensino pioneiras na capital potiguar. Por meio do trabalho do Governo do Rio Grande do Norte, a instituição recebeu um investimento de R$ 624 mil para manutenção e melhorias em sua estrutura física.  O ato solene de entrega dos serviços foi realizado pela governadora Fátima Bezerra na manhã desta segunda-feira (11).

As obras permitiram a recuperação predial das instalações elétricas e da quadra de esportes coberta, além de proporcionar uma nova pintura às suas paredes e aprimorar o piso da escola. Com essas melhorias, a escola Padre Monte proporciona um ambiente mais seguro e acolhedor para seus 144 estudantes e 26 professores, que se dedicam diariamente ao ensino em diversas modalidades, como os ensinos fundamental (anos iniciais e finais) e médio.

Para a governadora Fátima Bezerra há um simbolismo especial da Padre Monte por fazer parte de sua própria vida escolar. “Esta foi a primeira escola na qual estudei ao chegar a Natal em 1971, e frequentei parte do ensino fundamental. Esta história de formação e transformação torna essa instituição uma referência para várias gerações de alunos, pais e educadores, reforçando o papel fundamental da educação pública na construção do futuro dos jovens”, frisou. Durante a solenidade, a governadora exibiu seu histórico escolar em sua trajetória na Escola Padre Monte.

MAIS INVESTIMENTOS

Fátima Bezerra acrescentou que os investimentos para a recuperação da estrutura de escolas históricas do bairro irão continuar; “Vamos investir na recuperação também da Escola Estadual Isabel Gondim, uma outra grande referência na formação de inúmeros jovens da comunidade”, informa.

"Com melhorias e manutenção, reafirmamos nosso compromisso em oferecer ambientes escolares seguros, modernos e acolhedores, essenciais para uma educação de qualidade. Estamos reconhecendo a importância da escola pública na formação de gerações de potiguares," declarou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

“Não me recordo de um governador ter vindo uma única vez a esta escola, antes da governadora Fátima Bezerra estar hoje aqui para inaugurar uma obra que revitaliza a nossa instituição, destacando a entrega da quadra para a prática de esportes, uma área na qual sempre nos destacamos”, ressalta o diretor da escola, Rodrigo Capistrano.

O deputado estadual Ubaldo Fernandes ressalta a luta da comunidade por melhorias nas estruturas físicas das escolas localizadas no bairro das Rocas. “A secretária Estadual de Educação está trazendo benfeitorias reivindicadas pela população do nosso bairro, que estão chegando em um momento correto”.

Roberto Souza, aluno do primeiro ano do ensino fundamental, celebra a construção da quadra da escola “Como atleta do time de futebol da escola é muito importante termos uma quadra qualificada e com segurança para a nossa pratica, nossa disciplina e nosso desenvolvimento. Estamos felizes", celebrou.

ESCOLA DA REFORMA

A escola estadual Padre Monte foi construída no Vale do Jacó e teve sua pedra fundamental lançada em 26 de outubro de 1963, pelo então governador Aluízio Alves. Sua inauguração, em 30 de janeiro de 1966, marcou o último dia do mandato do governador e deixou um legado que perdura até hoje na educação potiguar. Conhecida como "Escola da Reforma”, foi uma das primeiras a oferecer o ensino ginasial no bairro das Rocas, abrindo suas portas para estudantes de toda a cidade de Natal.

Com as reformas recém-realizadas, a escola estadual Padre Monte soma-se ao conjunto de obras do Governo do RN em prol da Educação e reafirma o compromisso da gestão com a qualidade educacional, proporcionando aos estudantes um espaço renovado para aprender, conviver e se desenvolver.

Participaram da solenidade na Escola Padre Monte, a secretária da SEMJIDH, Olga Aguiar; a secretária adjunta de Educação, Cleonice Kozersky, o subsecretário de Educação, Flaubert Torquato, o diretor da Fundação José Augusto, Gilson Matias; a deputada estadual Divaneide Basílio; o deputado estadual Francisco do PT, além da vereadora eleita Samanda Alves.