Governo do Rio de Janeiro lança Programa 'Escola Pra Vida'

Educação Integral

30.07.2019

O Estado do Rio de Janeiro terá o terceiro maior percentual de escolas com turmas em tempo integral do país, já no início do próximo ano letivo. Para isso, nesta segunda-feira (29/07), foi lançado, na sede da Secretaria de Educação, o Programa Escola pra Vida. A partir de 2020, mais 322 unidades de ensino públicas estaduais receberão turmas nesse modelo, saltando das 268 atuais para 590, um acréscimo superior a 120%.

Durante a cerimônia, o governador Wilson Witzel ressaltou que, em parceria com a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), todas as escolas em tempo integral ofertarão ensino profissionalizante. Os cursos serão voltados à vocação regional, o que aumentará as chances de emprego qualificado para os estudantes.

– A educação é uma das prioridades do nosso governo. Esse programa vai possibilitar que os alunos terminem seus estudos e façam um curso profissionalizante, aumentando as chances de contratação após concluírem o Ensino Médio. Trabalhar de maneira integrada entre as instituições é importante para melhorar a qualidade da educação no Estado do Rio de Janeiro – declarou o governador Wilson Witzel.

Segundo o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, a iniciativa representará a cobertura de quase metade da rede estadual, que possui 1.222 escolas no total.

– Com isso, tendo como base os dados do Censo de 2018, o Rio de Janeiro sairá da 10ª posição e passará a ser o estado com a terceira maior cobertura percentual de escolas com turmas de horário integral – informou Pedro Fernandes.

O secretário de Educação informou que, de acordo com as necessidades locais, as unidades serão híbridas, com turmas funcionando tanto em tempo integral quanto em horário parcial, para atender a um maior número de alunos.

Para o próximo ano, a Seeduc também contará com mais parceiros. Para ampliar a oferta de cursos profissionalizantes, o SESC se juntará ao Programa. Já os consulados do México e do Equador participarão na oferta de Ensino Médio Intercultural, respectivamente, no Ciep 413 - Adão Pereira Nunes e no Ciep 309 - Zuzu Angel, localizados em São Gonçalo. Com o Instituto Trevo, a parceria será no Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, e em outra unidade a ser inaugurada em Honório Gurgel, ambas vocacionadas ao Esporte. Já com a PRF, o Colégio Estadual Policial Rodoviário Federal Antônio Félix Filho - Turquinho, localizado no bairro Irajá, na Zona Norte, terá na matriz curricular componentes semelhantes aos dos colégios militares,  e contará com cursos de qualificação profissional para os alunos.