Governo do Rio de Janeiro inaugura Colégio Estadual vocacionado ao Ensino Cívico-Militar em Miracema

Secretaria de Educação do Rio de Janeiro

11.08.2020

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), em parceria com a Polícia Militar, inaugurou, no dia 5 de agosto, o Colégio Estadual Professora Sônia do Amaral Torres, no município de Miracema, na Região Noroeste. A escola será vocacionada ao Ensino Cívico-Militar, funcionará em horário integral e ofertará os ensinos Fundamental e Médio.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel; o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes; o prefeito de Miracema, Clovis Tostes de Barros; professores da escola; alunos e seus familiares, além de representantes da Polícia Militar estiveram presentes no evento.

— Hoje, estamos cumprindo um papel social muito importante com a inauguração desta escola. A educação tem sido prioridade em nosso governo. Estamos investindo e percebemos a diferença que isso faz aos professores e alunos. E o nosso objetivo é melhorar cada vez mais - declarou o governador Wilson Witzel.

Nesta escola, os estudantes terão as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com aulas ministradas por professores da rede pública estadual. Os alunos também aprenderão conhecimentos específicos do eixo vocacionado ao Ensino Cívico-Militar. 

— Quero agradecer aos pais por terem confiado neste projeto do governo e matriculado seus filhos nesta nova escola. Este é mais um dos projetos vocacionados que a Secretaria de Educação tem. É importante dizer isso, pois temos todo foco da vocação  profissional e todas as escolas da rede pública estadual terão, a partir do ano que vem, formação profissional, orientado e auxiliando no encaminhamento dos estudantes para o mercado de trabalho - disse Pedro Fernandes, secretário de Estado de Educação.

O nome do Colégio Estadual Professora Sônia do Amaral Torres presta uma homenagem à docente que alfabetizou milhares de crianças carentes da zona rural de Miracema e, também, apresentou inovações na forma de ensinar adultos, que passou a ser sua especialidade. Além das salas de aula novas, refeitório, quadra, auditório, salas de professores, de coordenação pedagógica e direção, a unidade de ensino recebeu mobiliários, aparelhos de ar-condicionado e de cozinha.

Neste ano, 12 novas escolas vocacionadas ao Ensino Cívico-Militar, localizadas em 11 municípios do Rio de Janeiro, iniciaram as atividades. Além de Miracema, as novas unidades estão situadas na capital, São Gonçalo e Rio Bonito, na Região Metropolitana; Areal, Carmo e Cordeiro, na Região Serrana; Araruama, na Região dos Lagos; Três Rios, na Região Centro-Sul; Resende, no Sul Fluminense; e em Santo Antônio de Pádua, na Região Noroeste.