Governo do Piauí entrega 10 mil tablets para estudantes e lança projeto Aluno Monitor

piau

31.08.2021

Em solenidade híbrida transmitida pelo Youtube do Governo do Estado do Piauí, o governador Wellington Dias e o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera, iniciaram a entrega de 10 mil tablets para estudantes da rede pública estadual de ensino. Na ocasião, também foi realizado o lançamento do projeto Aluno Monitor.

Com um investimento de R$ 9.580.000,00 esses equipamentos vão ampliar as possibilidades de acesso aos conteúdos educacionais pelos alunos que estão concluindo o Ensino Médio na rede estadual, que estejam inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e que tenham dificuldade de conexão, realizando atividades remotas utilizando material impresso.

Beatriz Amorim, estudante da 3ª Série do Ensino Médio da Unidade Escolar Conselheiro Saraiva, povoado Cajazeiras, Teresina, representou todos os alunos da rede estadual na solenidade.

"É um momento de muita alegria e gratidão ser contemplada com esse tablet. Temos dificuldade com internet na zona rural e agora, com o equipamento, poderemos baixar os vídeos na escola e assistir em casa. Isso ajudará em muito a nossa preparação para o Enem", observou Beatriz.

O secretário da Educação, Ellen Gera, fez uma retrospectiva sobre as ações da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Governo do Piauí, em prol da educação pública, durante a pandemia, como a preparação para as aulas não presenciais em regime remoto, permitindo que a educação não parasse.

"Os profissionais da educação se reinventaram para evitar o abandono em massa dos estudantes. A Seduc, com seu Sistema de Mediação Tecnológica e o Canal Educação, produziu mais de 18 mil aulas que são assistidas pelos estudantes, inclusive, de outros estados como o Ceará e Sergipe, além de 20 redes municipais transmitirem essas aulas. Investimos na formação de professores preparando-os para essa realidade. 167 municípios pactuaram com a Seduc para a formação de professores, com nossos cursos obtendo mais de 170 mil acessos", destacou o secretário.

Ellen Gera também falou do programa Juntos para Avançar e da avaliação diagnóstica que está acontecendo na rede estadual e em mais 223 redes municipais.

O secretário da Educação também afirmou que qualificar o ensino aprendizagem na rede estadual passa pela pauta da conectividade, com a entrega dos tablets e a prorrogação do contrato dos chips que agora beneficiarão os professores.

"Realizamos uma escuta na rede e detectamos que 20% dos estudantes têm dificuldade de acesso. Com esse novo programa estamos priorizando os alunos que não estarão mais ano que vem conosco, para que ele possa ter o reforço na aprendizagem agora", completou o secretário.

O governador falou que esse é um passo importante, o tablet como um instrumento para se chegar com mais eficiência ao estudante da rede estadual pública.

"A prioridade é atender aos alunos mais vulneráveis. Aqueles com dificuldade de conexão e que tiveram acesso aos conteúdos escolares por meio de material impresso. Nesse sentido, os tablets serão grandes aliados do ensino, tanto para as atividades no período híbrido quanto no remoto. A ideia é que o estudante baixe as aulas on-line no tablet para assistir quando estiver em casa. Nesse momento de retorno ao chão da escola, o aluno pode utilizar a Internet da unidade escolar para baixar o conteúdo", enfatizou Wellington Dias.

Projeto Aluno Monitor

Na solenidade desta segunda, foi lançado o Programa Aluno Monitor, em que estudantes da 3ª série do Ensino Médio, selecionados pela escola, com base no desempenho educacional e assiduidade, se utilizarão do tablet para auxiliar os demais colegas no processo de aprendizagem e reforço dos conteúdos. Dos 10 mil tablets, 1.870 (mil oitocentos e setenta) serão destinados aos Alunos Monitores e cada escola deverá selecionar, até 10 de setembro, 02 (dois) estudantes de cada turma.

O Aluno Monitor deverá participar assiduamente da implementação das ações propostas no projeto e certificação de acordo com seu desempenho. Se tiver avaliação satisfatória pelos gestores escolares e professores, o Aluno Monitor ficará com o tablet como premiação.

"Espontaneamente, os estudantes já se organizam em grupos de estudos, onde alguns que dominam mais o conteúdo ajudam os demais. Então, queremos com o Aluno Monitor incentivar essa relação de proximidade entre os alunos. Hoje isso é fundamental. A vitória de cada um dos alunos é a vitória de sua família, do município e do estado do Piauí. O crescimento na educação é um alicerce para o crescimento na vida", concluiu o governador Wellington Dias.