Educação Especial
25.01.2021O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte - Seed-PR, assinou a prorrogação do Termo de Colaboração com as instituições de ensino da Educação Especial, parceiras da Rede Estadual de Ensino. Por mais 06 meses, organizações como APAEs e Coirmãs terão incentivo financeiro de mais de R$130 milhões de reais para a manutenção das atividades e atendimentos da Educação Especial.
O aditivo foi publicado nesta segunda-feira (25), no Diário Oficial do Paraná, com vigência até 31 de julho de 2021. O valor é destinado a 399 instituições parceiras, para a contratação de profissionais para o atendimento dos estudantes da Educação Especial, bem como para despesas de funcionamento das Escolas Especializadas ou Centros de Atendimento Educacional Especializado.
As Parcerias entre o Estado do Paraná e as organizações da Sociedade Civil há tempos são celebradas, como forma de desenvolver e fortalecer a Educação Especial. Com a ação conjunta de profissionais da Educação da Rede Estadual e os contratados pelas Instituições por meio da Parceria, além do apoio familiar, assegura-se o processo de escolarização dos estudantes.
INVESTIMENTO - O valor total é de R$130.712.942,32, destinados às instituições parceiras que mantêm Escolas Especializadas ou Centros de Atendimento Educacional Especializado, priorizando o desenvolvimento de atividades educacionais adequadas às necessidades de cada público. São atendidos surdos, cegos, estudantes com deficiência intelectual, múltiplas deficiências e transtornos globais do desenvolvimento.
Aos estudantes matriculados nas Escolas Especializadas, as Mantenedoras também podem ofertar, por meio de outras Parcerias da área de saúde, o atendimento de equipes multiprofissionais, como neurologistas, pediatras, dentistas, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos.
Desta forma, a prorrogação dos Termos de Colaboração é uma ação que garante o direito à educação e promove o reconhecimento e a valorização das capacidades e potencialidades de cada estudante.