Governo do Pará vai construir nova escola de ensino médio

Pará

15.06.2022

O governador Helder Barbalho já assinou convênio com a Prefeitura de São Félix do Xingu, na região Sudeste, para construção de uma escola de ensino médio no distrito de Taboca, a 168 quilômetros da sede do município. O compromisso foi firmado na última sexta-feira (10).

O novo espaço de aprendizagem terá 12 salas de aula, auditório, laboratórios de informática e multidisciplinar, biblioteca, salas de artes e vídeo, direção, secretaria, coordenação pedagógica, sala dos professores, arquivo e conselho escolar. O local também vai dispor de recreio coberto, cozinha, despensa, quadra poliesportiva coberta, sala de educação física, vestiários, banheiros masculino e feminino, além de equipamentos que propiciam a acessibilidade às Pessoas com Deficiência (PcDs).

Atualmente, cerca de 700 alunos da rede pública estadual utilizam um prédio alugado para ter acesso às aulas no Ensino Médio Regular (1ª a 3ª série) e Sistema Modular de Ensino (Some). A construção da escola é uma reivindicação antiga da comunidade, que em breve será concretizada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

O governador Helder Barbalho destacou que foram assinados convênios importantes para a melhoria na educação, infraestrutura viária e desenvolvimento econômico de São Félix. “A primeira parceria visa à construção de uma escola com 12 salas de aula no distrito de Taboca, que vai atender todas as comunidades rurais de São Félix do Xingu. Além disso, estamos assinando mais dois convênios, sendo um para a pavimentação asfáltica e outro para bloqueteamento de ruas, que totalizam cerca de R$ 16 milhões na urbanização da cidade e dos distritos. Por último, vamos apoiar e patrocinar a Feira Agropecuária de São Félix do Xingu, fortalecendo a economia desta região e estimulando a geração de emprego e renda”, detalhou o chefe do Executivo Estadual.

A secretária de Estado de Educação, Elieth de Fátima Braga, ressaltou a importância da futura escola para garantir aos alunos comodidade, qualidade de ensino e a segurança necessária para a aprendizagem. “É o Governo do Pará, por meio da Seduc, levando para o distrito da Taboca, que é uma localidade muito importante deste município, uma linda escola de 12 salas. Com a construção deste novo espaço de aprendizagem, vamos possibilitar oportunidades de trabalho, mais qualidade de vida e, com certeza, avançar com os indicadores educacionais do Estado”, ressaltou. 

Por Vinicíus Leal (Ascom/Seduc)