Governo do Pará reforça infraestrutura das unidades estaduais de ensino com equipamentos

Pará

24.10.2023

Como parte dos investimentos na educação pública do estado, além da reconstruções de unidades escolares, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) também realiza a melhoria das escolas por meio da renovação de mobiliários e equipamentos pedagógicos no Pará. Na última semana, a Seduc entregou mais 385 carteiras escolares, dessa vez, para a Escola Estadual José Maria de Moraes, em Barcarena. Além das carteiras, a escola recebeu 12 conjuntos de professor envolvendo mesas e cadeiras, 12 quadros escolares e 10 estantes de aço para a secretaria.  

As novas carteiras têm estrutura metálica e componentes em polipropileno (um plástico de alta resistência). Elas substituirão as mais antigas, construídas com MDF. O novo modelo proporciona mais conforto aos estudantes. De acordo com o diretor Roberto Cravo, a entrega contribuirá para o desenvolvimento educacional dos alunos.

“Esse material certamente irá melhorar substancialmente as condições de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem da nossa comunidade escolar e, por isso, gostaríamos de agradecer a Secretaria de Estado de Educação e toda a equipe, por essa disponibilidade de material que certamente contribuirá e muito com o nosso trabalho pedagógico nessa instituição de ensino”, disse, entusiasmado, o diretor da escola.

No início de outubro, a Seduc fez a entrega de 22 novos freezers para escolas da região metropolitana de Belém, sendo 13 para Belém, oito para Ananindeua e um para Santa Bárbara do Pará.

“O freezer é muito importante para a conservação do alimento, com ele, dá para chegar muito mais merenda e comportar muito mais alimentos para suprir a escolar. A nossa escola é uma unidade de periferia, fica no bairro da Cabanagem e atende 650 alunos. A gente agradece por essa grande iniciativa, já que muitos alunos vêm para a escola, não só pelo estudo, mas pela merenda também”, disse Márcia Lobato, diretora da Escola Estadual Panorama XXI.

A Seduc segue realizando um mapeamento para fazer entregas em outras unidades pelo Estado. Desde maio deste ano, já foram entregues para escolas estaduais em todo o Pará, 14.799 carteiras, 514 conjuntos professor (mesa e cadeira), 425 quadros escolares, 1.390 computadores, 81 Notebook, 109 bebedouros industriais, 152 freezers, 2.223 ventiladores, 137 centrais de ar, 516 estantes de aço, além de diversos instrumentos musicais, que potencializam o ensino-aprendizagem nas unidades. 

Visando a melhoria de infraestrutura física, avanço pedagógico e manutenção das unidades escolares, foi criado ainda o programa "Dinheiro na Escola Paraense", uma iniciativa que confere autonomia para o desenvolvimento de ações nas escolas. Com o projeto, a gestão escolar, na figura do(a) diretor(a) e em parceria ativa com Conselho Escolar tem maior protagonismo para fazer investimentos alinhados às necessidades específicas de cada realidade.

Com repasse superior a R$ 200 milhões, o projeto contempla pequenas obras e reconstruções, melhoria de infraestrutura física, melhoria pedagógica, manutenção contínua da unidade escolar, sustentabilidade ambiental, garantia de equipamentos pedagógicos e tecnológicos, alimentação escolar, além da climatização das unidades escolares, essenciais para o processo de aprendizagem.

 

Texto: Bruno Magno / Ascom Seduc